Categoria realizou um mutirão na Praça Costa Pereira, em Vitória, com atendimento à população
As assistentes sociais do INSS no Estado realizaram, nesta terça-feira, 1º de março, uma paralisação de 24h, como parte do Dia Nacional de Luta e Mobilização das assistentes sociais do Instituto. Em todo o país, profissionais de 21 estados aderiram à paralisação.
A reivindicação principal das trabalhadoras é o cumprimento da Lei nº 12.317 – que fixa a jornada das assistentes sociais em 30h semanais – por parte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), cuja secretaria de Recursos Humanos elaborou uma orientação para que as assistentes sociais aceitem uma redução salarial de 30% caso cumpram as seis horas diárias.
Como parte da paralisação, as profissionais realizaram um mutirão, nesta terça-feira, na Praça Costa Pereira, em Vitória, para tirar dúvidas da população sobre os direitos previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). As trabalhadoras também distribuíram uma Carta aberta à população, elaborada pelo Sindprev-ES, sindicato que representa os servidores do INSS no Estado.
Ana Targina (foto acima), uma das conselheiras do CRESS-17 convidadas pelo Sindprev-ES para a paralisação, lembrou da luta do Conselho para a fixação da carga horária das assistentes sociais em 30h semanais.
“Mesmo depois da criação da Lei 12.317, enfrentamos muita resistência por parte das chefias. Mas, ironicamente, o próprio governo que aprovou a Lei tem sido mais intransigente que a iniciativa privada”, destacou a conselheira, relacionando o caso das assistentes sociais do INSS com as da Prefeitura de Vitória.
*Fonte: Com informações do Sindprev-ES.
Representantes do CRESS-ES estarão presentes na Reunião Ampliada Presencial do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social, que será realizado no dia 31 de março, no período da manhã, em Fortaleza – CE. O evento vai anteceder ao 6º Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade Social e […]
03/02/2023 as 2:44
Os funcionários do setor do registro do CRESS-ES vão participar de uma capacitação nesta quarta-feira (8/2) e os atendimentos estarão suspensos. A partir de quinta-feira (9/2), os atendimentos retomam no horário normal de 12h às 18h. Contamos com a compreensão de todas/os.
03/02/2023 as 12:01
O respeito ao nome social consiste em um importante direito fundamental para a população trans e travesti, mas ainda há muita a ser feito pela garantia e a ampliação dos direitos dessas pessoas, em especial em proteção às suas vidas. Hoje é o dia da visibilidade trans e o CRESS/ES aproveita para relembrar ao menos […]
27/01/2023 as 5:37
A Comissão Regional Eleitoral informa a inscrição da chapa única “Quem escolhe a luta não recusa a travessia” para as Eleições CFESS-CRESS – Triênio 2023-2026. A inscrição ocorreu dentro do prazo regimental. Os nomes, números de registro em ordem de cargos pode ser conferido no final da matéria. Considerando o calendário eleitoral, o prazo para […]
20/01/2023 as 5:55