A Central de Intermediação em Libras (CIL-ES) é um serviço de tradução simultânea que viabiliza a comunicação de pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas, usuárias de LIBRAS, com pessoas ouvintes, por meio de videochamada e de forma gratuita. O dispositivo digital é um serviço oferecido pelo Governo do Estado e já está em pleno funcionamento para todo território do Espírito Santo.
Esse serviço de tradução pode ser usado apenas por equipamentos públicos, a exemplo de hospitais e serviços básicos de saúde, delegacias, fóruns judiciais, bancos estatais e, também, pelos CRAS entre outros espaços de atendimento da população. Até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode usar a CIL-ES.
Dessa forma, servidores/as públicos municipais, estaduais e federais poderão acessar o aplicativo sempre que precisarem do serviço de tradução em LIBRAS. Ao abrir o canal de comunicação com a CIL-ES, haverá um/a profissional disponível para ajudar.
É necessário ter uma câmera funcionando no celular, notebook, computador ou tablet para que seja efetivada a videochamada. A orientação é que a câmera fique direcionada para a pessoa usuária de LIBRAS, enquanto o fone de ouvido pode ficar com o/a servidor/a que receberá a tradução.
O atendimento funciona 24 horas por dia, com intérpretes trabalhando em regime de plantão nos sete dias da semana, inclusive nos feriados. O aplicativo está disponível para sistemas iOS, Android e Windows.
Assistentes Sociais poderão usar desse serviço nos atendimentos e atividades profissionais, seja pelo aplicativo, via site ou por QRcode, disponível para download logo abaixo. Este pode ser impresso, afixado nas paredes e disponibilizado para acesso da/o usuária/o ou da/o profissional por meio de celular.
Como acessar a CIL-ES
Opção 1 > Baixar o aplicativo ICOM, disponível para sistemas iOS, Android e Windows;
Opção 2 > Pela página da CIL-ES, clicando AQUI;
Opção 3 > Pelo site Conecta Cidadão; clicando AQUI; e
Opção 4 > Utilizando os QR Codes (basta apontar a câmera do celular para a imagem e o aparelho encaminhará para a videochamada) – confira aqui!
Não fique em débito, assistente social! Caso tenha deixado de quitar alguma anuidade, procure pelo CRESS-ES o mais rápido possível e regularize a sua situação. Débitos de anos anteriores com o Conselho poderão ser inscritos em dívida ativa e/ou ter essa dívida encaminhada ao cartório de protesto de título. Reforçamos que essa decisão é uma […]
05/02/2025 as 6:02
O Conselho informa que passará por uma migração para um novo sistema de armazenamento de dados. Essa é uma ação coletiva que acontecerá gradativamente nos CRESS dos demais Estados, e chegou a vez da Regional do Espírito Santo. A mudança vem para qualificar ainda mais a gestão do CRESS-ES e também para aprimorar o atendimento […]
04/02/2025 as 9:19
O CRESS-ES reuniu um material com importantes Resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS): Resolução nº 660/2013 – dispõe sobre as normas que regulam o Código Processual de Ética. Resolução nº 992/2022 – estabelece normas vedando atos e condutas discriminatórias e/ou preconceituosas contra pessoas com deficiência no exercício profissional de assistentes sociais. Resolução nº […]
21/01/2025 as 2:32
Iniciando 2025, em janeiro o CRESS-ES INDICA o curso “Letramento racial para trabalhadores do SUS”. O curso aborda como o racismo em nossa sociedade também é produzido e reproduzido dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante as aulas, discutem-se a estrutura, o funcionamento e as expressões do racismo, além de abordar práticas antirracistas como […]
03/01/2025 as 4:21