A Central de Intermediação em Libras (CIL-ES) é um serviço de tradução simultânea que viabiliza a comunicação de pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas, usuárias de LIBRAS, com pessoas ouvintes, por meio de videochamada e de forma gratuita. O dispositivo digital é um serviço oferecido pelo Governo do Estado e já está em pleno funcionamento para todo território do Espírito Santo.
Esse serviço de tradução pode ser usado apenas por equipamentos públicos, a exemplo de hospitais e serviços básicos de saúde, delegacias, fóruns judiciais, bancos estatais e, também, pelos CRAS entre outros espaços de atendimento da população. Até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode usar a CIL-ES.
Dessa forma, servidores/as públicos municipais, estaduais e federais poderão acessar o aplicativo sempre que precisarem do serviço de tradução em LIBRAS. Ao abrir o canal de comunicação com a CIL-ES, haverá um/a profissional disponível para ajudar.
É necessário ter uma câmera funcionando no celular, notebook, computador ou tablet para que seja efetivada a videochamada. A orientação é que a câmera fique direcionada para a pessoa usuária de LIBRAS, enquanto o fone de ouvido pode ficar com o/a servidor/a que receberá a tradução.
O atendimento funciona 24 horas por dia, com intérpretes trabalhando em regime de plantão nos sete dias da semana, inclusive nos feriados. O aplicativo está disponível para sistemas iOS, Android e Windows.
Assistentes Sociais poderão usar desse serviço nos atendimentos e atividades profissionais, seja pelo aplicativo, via site ou por QRcode, disponível para download logo abaixo. Este pode ser impresso, afixado nas paredes e disponibilizado para acesso da/o usuária/o ou da/o profissional por meio de celular.
Como acessar a CIL-ES
Opção 1 > Baixar o aplicativo ICOM, disponível para sistemas iOS, Android e Windows;
Opção 2 > Pela página da CIL-ES, clicando AQUI;
Opção 3 > Pelo site Conecta Cidadão; clicando AQUI; e
Opção 4 > Utilizando os QR Codes (basta apontar a câmera do celular para a imagem e o aparelho encaminhará para a videochamada) – confira aqui!
O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 17ª Região/ES, dada a sua natureza autárquica, de ordem pública federal, à luz da Lei Federal n.º 8.662/1993, tem como funções precípuas, fiscalizar e orientar a profissão de assistente social no âmbito de sua jurisdição. Nesse sentido, os trabalhadores e as trabalhadoras do Conselho, como agentes públicos […]
04/11/2024 as 6:14
Representando o CRESS Espírito Santo, a Conselheira Ylana Chagas participou da 19ª edição do curso de capacitação “Ética em Movimento”, do Conjunto CFESS-CRESS! O curso faz parte do projeto de mesmo nome, criado com o objetivo de “contribuir para a incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional, e […]
25/10/2024 as 11:16
Estamos chegando, Conceição da Barra! O NUCRESS Norte acontecerá no dia 18 de outubro, sexta-feira, no Auditório da EMEF “Doutor Mario Vello Silvares”, das 9h20 às 17 horas. Endereço: Rua Coronel Vindilino Mattos de Lima, 421 – Centro, Conceição da Barra/ES. Poderão participar das atividades assistentes sociais devidamente registrados no CRESS-ES. Os NUCRESS (Núcleos Descentralizados) são […]
10/10/2024 as 6:06
28 de setembro é o Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto. Nesta data, o CRESS-ES reforça que a discussão sobre a ética e as dimensões profissionais dentro do Serviço Social é importante e necessária, garantindo e respeitando os direitos sexuais e reprodutivos de mulheres e pessoas que gestam. No […]
27/09/2024 as 6:24