A Central de Intermediação em Libras (CIL-ES) é um serviço de tradução simultânea que viabiliza a comunicação de pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas, usuárias de LIBRAS, com pessoas ouvintes, por meio de videochamada e de forma gratuita. O dispositivo digital é um serviço oferecido pelo Governo do Estado e já está em pleno funcionamento para todo território do Espírito Santo.
Esse serviço de tradução pode ser usado apenas por equipamentos públicos, a exemplo de hospitais e serviços básicos de saúde, delegacias, fóruns judiciais, bancos estatais e, também, pelos CRAS entre outros espaços de atendimento da população. Até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode usar a CIL-ES.
Dessa forma, servidores/as públicos municipais, estaduais e federais poderão acessar o aplicativo sempre que precisarem do serviço de tradução em LIBRAS. Ao abrir o canal de comunicação com a CIL-ES, haverá um/a profissional disponível para ajudar.
É necessário ter uma câmera funcionando no celular, notebook, computador ou tablet para que seja efetivada a videochamada. A orientação é que a câmera fique direcionada para a pessoa usuária de LIBRAS, enquanto o fone de ouvido pode ficar com o/a servidor/a que receberá a tradução.
O atendimento funciona 24 horas por dia, com intérpretes trabalhando em regime de plantão nos sete dias da semana, inclusive nos feriados. O aplicativo está disponível para sistemas iOS, Android e Windows.
Assistentes Sociais poderão usar desse serviço nos atendimentos e atividades profissionais, seja pelo aplicativo, via site ou por QRcode, disponível para download logo abaixo. Este pode ser impresso, afixado nas paredes e disponibilizado para acesso da/o usuária/o ou da/o profissional por meio de celular.
Como acessar a CIL-ES
Opção 1 > Baixar o aplicativo ICOM, disponível para sistemas iOS, Android e Windows;
Opção 2 > Pela página da CIL-ES, clicando AQUI;
Opção 3 > Pelo site Conecta Cidadão; clicando AQUI; e
Opção 4 > Utilizando os QR Codes (basta apontar a câmera do celular para a imagem e o aparelho encaminhará para a videochamada) – confira aqui!
Informamos que o CRESS-ES está com instabilidades em suas linhas telefônicas. Dessa forma, o atendimento pelo telefone fixo está suspenso. Profissionais podem contatar o Conselho comparecendo presencialmente à sede, em Vitória, ou por e-mail. E-mails do CRESS-ES Demandas gerais para o Conselho – cress@cress-es.org.br. Boletos, Negociação e assuntos correlatos – cobranca@cress-es.org.br. Registro, Cancelamento, Reinscrição e assuntos correlatos – registro@cress-es.org.br. Orientação […]
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