21 de janeiro: dia nacional de combate à intolerância religiosa | CRESS-17

21 de janeiro: dia nacional de combate à intolerância religiosa

21/01/2021 as 8:15

Compartilhe:

O Brasil é um país laico. Ou seja, não há uma religião oficial. E, segundo nossa Constituição, toda cidadã e todo cidadão pode manifestar livremente suas crenças e seus cultos, assim como também não tem a obrigatoriedade de exercê-los. O nosso país abriga as mais diversas religiões, com diferentes tradições e doutrinas. Entretanto, apesar do resguardo legal da liberdade de crença, ainda presenciamos vários casos de discriminação relacionada à religiosidade; em especial, vários casos de racismo religioso.

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado todo dia 21 de janeiro, é uma data de extrema importância, principalmente para as casas de matriz africanas, religiões como o Candomblé, a Umbanda, a Jurema Sagrada e o Tambor de Mina, devido ao aumento do índice de violência contra essas religiosidades. O que ainda vemos, infelizmente, são invasões de terreiros e ataques a sacerdotes, zeladores e pais ou mães de santo, e dirigentes. São ações orquestradas por grupos fundamentalistas que seguem incitando o ódio contra essas religiosidades, mesmo que em nenhuma delas os/as seus/suas líderes preguem a violência.

O CRESS-ES reforça o compromisso pela liberdade religiosa de todos/as, reafirmando ser necessário reconhecer o compromisso ético e político de nossa categoria, assim como o desenvolvimento de ações que combatam à discriminação e o racismo entre as religiões.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região