Cress-17 cobra jornada de 30 horas em Ato Público na Prefeitura de Vitória | CRESS-17

Cress-17 cobra jornada de 30 horas em Ato Público na Prefeitura de Vitória

30/04/2017 as 6:06

Nesta quinta-feira (2) a direção do CRESS-17 se reunirá com a secretária de Administração do município, Sueli Mattos de Souza, para cobrar uma posição da Prefeitura

Assistentes sociais e outras/os trabalhadoras/es participaram da manifestação

O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-17) participou na manhã desta terça-feira (30), véspera do Dia Internacional dos Trabalhadores, de um Ato Público Unificado dos Servidores Municipais, em frente à Prefeitura Municipal de Vitória e que reuniu centenas de servidores.

Além de apoiar a pauta apresentada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindsmuvi), o CRESS-17 também cobrou a implementação da jornada de 30 horas semanais para assistentes sociais. Várias profissionais da categoria apoiaram o ato.

A presidente do CRESS-17, Aline Pandolfi, discursou no ato e lembrou que, desde 2007, quando a questão ainda era um projeto de lei no Congresso Nacional, em Brasília, o Conselho está lutando pela jornada de 30 horas. Em 2010 a lei estabelecendo a nova jornada de trabalho da categoria foi aprovada.

“Desde 2010 vários municípios vêm implementando a jornada de 30 horas para a nossa categoria. Mas em Vitória encontramos barreiras. Estamos em diálogo com o município para o cumprimento da lei municipal que regulamentou a lei federal. A luta por uma jornada de trabalho digna sempre foi uma das principais bandeiras dos trabalhadores na história frente ao modo e produção capitalista. Nós, assistentes sociais, não abrimos mão deste direito”, disse.

Nesta quinta-feira (2) a direção do CRESS-17 vai se reunir com a secretária de Administração do município, Sueli Mattos de Souza, às 16h30, para cobrar uma posição da Prefeitura, já que o prazo dado pela categoria à Administração Municipal expira no dia 2.

Outras reivindicações

Além da pauta das assistentes sociais, o ato organizado pelo Sindsmuvi, reivindicou, ainda, a reposição das perdas salariais, auxílio saúde, auxílio alimentação, discussão das alterações no Estatuto dos Servidores e rediscussão dos Planos de Cargos e Salários.

Durante a manifestação foi salientado que os servidores de Vitória há muitos anos vem sofrendo com o descaso dos Prefeitos que passam pela gestão municipal deixando um histórico de retirada de direitos, perdas salariais, precarização das condições de trabalho. Passados 100 dias de gestão, o Prefeito Luciano Resende ainda não atendeu ao pedido de reunião das entidades sindicais e não apresentou proposta concreta de valorização dos servidores.