CRESS-ES debate sobre Estado, Religião e Liberdade no dia 06 de dezembro | CRESS-17

CRESS-ES debate sobre Estado, Religião e Liberdade no dia 06 de dezembro

18/11/2019 as 10:23

O Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo (CRESS-ES) realiza, no dia 06 de dezembro, a partir das 9 horas, a mesa “A herança conservadora do Serviço Social e sua expressão na atualidade: Estado, Religião e Liberdade”.

O evento será realizado no Auditório Manoel Vereza, na Ufes, localizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, que fica no campus de Goiabeiras, em Vitória. E contará com a presença de Paula Bonfim, assistente social formada pela UFRJ, professora da UERJ, pesquisadora e autora dos livros “Conservadorismo moral e Serviço Social” e “A cultura do voluntariado”.

“O objetivo desse espaço é de realizar um debate acerca da herança conservadora na profissão e como ela tem se expressado na atualidade diante das ameaças do Estado Laico, do irracionalismo e da intolerância religiosa”, explica a conselheira Pollyana Tereza Ramos Pazolini, presidente do CRESS-ES e da Comissão Permanente de Ética.

Trazer liberdade para o tema da mesa foi intencional, como explica Pazolini. Segundo ela, é para dar ênfase aos valores e princípios ético-políticos fundamentados nas conquistas históricas que afirmam a humanização do ser social. “A Religião é um elemento fundamental que rememora a herança conservadora da profissão, tempos em que a questão social era vista como uma questão moral e religiosa”, conta.

O CRESS-ES aponta também que, ainda no campo da religião, é necessário situar o debate da intolerância religiosa como expressão do racismo estrutural, fundamental para ruptura dessa herança conservadora na profissão.

Inscrições abertas!

Serviço

“A herança conservadora do Serviço Social e sua expressão na atualidade: Estado, Religião e Liberdade.”

Palestrante: Paula Bonfim, assistente social, professora, pesquisadora e escritora.

Dia 06 de dezembro de 2019 (sexta-feira).

Horário: 09 horas.

Local: Auditório Manoel Vereza, CCJE – Ufes (campus Goiabeiras, Vitória).