Carta de apoio ao CAPSi da Serra | CRESS-17

Carta de apoio ao CAPSi da Serra

26/07/2017 as 4:29

É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim e possível mudar a realidade” (Nise da Silveira)

No último dia 4 de julho um pequeno grupo de moradores do município de Serra fechou a entrada do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) localizado no bairro Morada de Laranjeiras, impedindo a inauguração oficial da unidade, manifestando expressões preconceituosas como “centro de viciados” e “cracolândia” e ameaças à equipe local.

Após o lamentável episódio, o Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região participou de uma reunião no CAPSi com trabalhadoras/es da saúde mental, fóruns e movimentos sociais, representantes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e um representante da Defensoria pública do ES. Neste encontro foram discutidas algumas estratégias para enfrentamento da situação, e uma delas foi a elaboração e divulgação massiva da Carta de apoio ao CAPSi.

O CRESS 17ª Região reafirma seu posicionamento em defesa da luta pela plena efetivação da reforma psiquiátrica e dos mecanismos de atenção aos usuários dos serviços de saúde mental, álcool e outras drogas, articulado com o controle social e movimentos sociais, na perspectiva de ampliação e consolidação de uma rede substitutiva que seja capaz de sustentar uma ação integral e antimanicomial no campo da saúde mental.

Ainda, reafirmamos a importância de os/as assistentes sociais participarem da luta política antimanicomial, em defesa da saúde mental na perspectiva dos direitos humanos, juntamente com outros sujeitos coletivos da sociedade!

• Para assinar a carta de apoio ao CAPSi da Serra, CLIQUE AQUI.