CEDH divulga nota sobre episódio ocorrido no Shopping Vitória | CRESS-17

CEDH divulga nota sobre episódio ocorrido no Shopping Vitória

09/12/2013 as 3:54

Compartilhe:

Confira o documento

 

NOTA PÚBLICA

O Conselho Estadual dos Direitos Humanos do Estado do Espírito Santo, no seu dever ético-político de defender universal e integralmente a vida e a dignidade humana, vem a público, repudiar a atuação do Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar – BME/PM em relação aos fatos ocorridos no início da noite do último sábado, dia 30 de outubro, no Shopping Vitória.

 

As imagens divulgadas nos jornais mostram que jovens foram publicamente submetidos a tratamento degradante e humilhante, colocados sentados sem camisa no pátio da praça de alimentação com as cabeças baixas e as mãos cruzadas sobre a nuca e, após, conduzidos em fila indiana para fora do shopping, em procedimento similar ao que, lamentavelmente, ocorre no interior dos presídios capixabas. A ocorrência de um arrastão no interior do estabelecimento foi descartada pela assessoria do próprio Shopping Vitória, que afirmou que nenhuma loja foi roubada ou danificada durante o desenvolver dos fatos.

 

Portanto, a violência desproporcional e os procedimentos humilhantes aos quais foram submetidos aqueles jovens basearam-se exclusivamente no preconceito e na tendência de marginalização e criminalização de qualquer manifestação social e cultural que não tenha sua gênese dentro dos parâmetros estéticos legitimados pelas convenções elitistas vigentes. O funk é um movimento cultural autêntico, expressão da juventude negra das periferias das nossas cidades.

 

O CEDH reafirma seu compromisso com a pluralidade cultural, com a diversidade de ideias, e reitera seu dever de combate ao preconceito e a toda forma de discriminação e exige das autoridades a apuração dos fatos utilizando os meios legais com rigor investigativo para sua elucidação.

 

Vitória/ES, 03 de dezembro de 2013.

 

Gilmar Ferreira de Oliveira

 

Presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região