Comunidade LGBTI vai às ruas em manifesto no próximo dia 31 | CRESS-17

Comunidade LGBTI vai às ruas em manifesto no próximo dia 31

27/03/2019 as 5:58

No domingo, 31 de março, acontecerá o X Manifesto LGBTI de Vitória. Organizado pela Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (GOLD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, o ato terá concentração a partir das 14h, na Vila Rubim. De lá, os/as manifestantes seguem rumo ao Sambão do Povo. Segundo a coordenadora geral da GOLD, Débora Sabará, o manifesto é uma forma de dialogar com a sociedade sobre a realidade e as diversas formas de opressão vividas pela comunidade LGBTI.

“A comunidade LGBTI vive uma situação de adoecimento, de falta de liberdade, de falta de respeito. Nossa população, principalmente a travesti e negra, está vivendo em situação de rua, sem acesso a serviços públicos. Adolescentes e jovens estão cometendo suicídio. É preciso dialogar com a sociedade sobre essa realidade de violência física e psicológica que a comunidade LGBTI vive”, diz Débora Sabará.

A coordenadora geral da GOLD destaca o momento de precarização das políticas públicas por parte do governo Federal, que atinge toda a classe trabalhadora, inclusive a comunidade LGBTI. “Estamos na luta pela preservação e intensificação do investimento em políticas públicas na área da saúde, por exemplo. O que se vê hoje é uma realidade de cortes nas políticas públicas, inclusive as voltadas para prevenção de Doenças Sexuais Transmissíveis”, afirma.

O manifesto conta com parceiros como Santa Sapataria, Fejunes e Grupo Cores. Ele marcará o encerramento da IV Semana de Cidadania, que teve início no domingo, 24. O CRESS-ES convida todos/todas assistentes sociais para participar do manifesto. “Este é um espaço político importante de fortalecimento e visibilidade das lutas da comunidade LGBTI. A nossa participação e convocação se dá no sentido de afirmar o nosso posicionamento político pela garantia de direitos, pela superação de todas as formas de opressão, preconceitos e violências” diz a conselheira do CRESS-ES Sabrina Moraes Nascimento.

Mais informações na página do evento