Confira a nota Pública do Fejunes | CRESS-17

Confira a nota Pública do Fejunes

23/04/2017 as 11:03

Compartilhe:

Documento repudia violência ocorrida contra dois adolescentes, no Terminal de Campo Grande, em Cariacica

 

O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo – FEJUNES vem a público manifestar o seu repúdio ao episódio ocorrido no Terminal de Campo Grande, em Cariacica, onde dois adolescentes foram covardemente agredidos por vigilantes patrimoniais que prestavam serviço naquele local.

 

Acreditamos que esse fato reforça as denúncias feitas pelo Fórum de que adolescentes e jovens negros são tratados cotidianamente como suspeitos, sobretudo pelos aparatos de segurança público ou privado, refletindo o caráter racista da fundada suspeita (instituto que fundamenta a abordagem de suspeitos de cometer crimes) e reforça a teoria lombrosiana, ainda presente em dias atuais, que acreditava que negros são geneticamente propensos a cometer crimes.

 

Infelizmente esses episódios não são casos isolados. Constantemente presenciamos cenas de humilhação, agressão e tortura envolvendo agentes de segurança e jovens negros. O princípio constitucional que diz que “todos são inocentes até que provem o contrário” funciona de forma inversa para o nosso povo.

 

Por isso, exigimos punição para todos os envolvidos e solicitamos que o Estado brasileiro adote políticas que visem reverter esse imaginário racista que insiste perdurar em nossa sociedade.

 

Vitória/ES, 15 de abril de 2012.

 

FÓRUM ESTADUAL DE JUVENTUDE NEGRA.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região