Confira a programação do Encontro CRESS/ES 40 anos | CRESS-17

Confira a programação do Encontro CRESS/ES 40 anos

27/11/2023 as 9:49

No dia 11 de dezembro de 2023, o CRESS/ES fará o “ENCONTRO CRESS/ES 40 ANOS: memórias, resistências e desafios do presente e do futuro”, para celebrar os 40 anos do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo. O evento, previsto para acontecer das 16h30 às 20h, será no Auditório Manoel Vereza, que fica no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus Goiabeiras, Vitória.

História

Em 22 de julho de 1983 tomou posse a primeira diretoria do CRESS Espírito Santo – na época, Conselho Regional de Assistentes Sociais (CRAS-ES). A primeira diretoria eleita foi composta pelas assistentes sociais Joana Nunes da Silva, Alzira Avelino da Silva e Elenir Pretti Vasconcelos, como efetivas, e como suplentes Maria Isabel Paterlini, Vera Lúcia Simom e Vera Helena Oliveira. Estavam inscritos à época da fundação 486 assistentes sociais.

Atualmente o CRESS/ES tem 5.560 assistentes sociais inscritas/os ativas/os e mais de 8.800 profissionais entre ativos e inativos. Uma história que segue em movimento, construída majoritariamente por mulheres, na defesa da ética profissional, do caráter pedagógico e da fiscalização e orientação dos Conselhos, vinculada a um projeto societário que comporta a qualidade dos serviços prestados à população capixaba.

Convidadas/os

Em 40 anos de luta, a categoria de assistentes sociais do Espírito Santo representa profissionais engajados/as na defesa dos direitos da população e no compromisso com a transformação da sociedade. Como forma de celebrar e dar continuidade a essa história, convidamos toda a categoria profissional, trabalhadoras/es que atuaram no conselho, assistentes sociais de base, conselheiras/os que participaram das gestões do CRESS/ES e estudantes a participarem desse encontro conosco.

A atividade será gratuita, sem inscrição prévia.

Ajude-nos compartilhando o convite do evento com colegas que participaram da construção desta história!

Programação:

16h30 – Saudação e Atividade Cultural com o Instituto Serenata D’Favela

17h – Mesa de abertura: “O caminho se faz coletivamente”

17h45 – Memórias e Resistências em fotos e vídeo

18h – “O importante não é ser o primeiro ou a primeira, o importante é abrir caminhos” (Conceição Evaristo): Momento de “Mulheragem” à trabalhadora Ingrid Santos da Silva

18h20 – Registro fotográfico das/os trabalhadoras/es e gestões do CRESS/ES

18h40 – Mesa: “40 anos do CRESS/ES: memórias, resistências e desafios do presente e do futuro”.

20h – Coffee break e encerramento com o Esquadrão Dandara