Domingo é dia de luta contra o Enade | CRESS-17

Domingo é dia de luta contra o Enade

21/11/2013 as 3:16

CFESS manifesta apoio à mobilização organizada pela Enesso

Na última semana, o Conselho Federal, a Abepss e a Enesso divulgaram uma nota, convocando a categoria e estudantes para a mobilização nacional contra a avaliação do desempenho de estudantes (Enade), exame que compõe o Sistema de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) do Ministério da Educação (MEC).  Nesse sentido, o CFESS enviou a nota para todos os CRESS e Seccionais e conclama os/as profissionais e estudantes de serviço social a participarem das mobilizações nos estados. (Clique aqui para saber mais no Blog da Enesso)

Conforme diz trecho da nota, as entidades representativas do serviço social “têm se posicionado de maneira crítica ao Sinaes, pois esse institui uma forma de avaliação centrada no desempenho dos estudantes, ao invés de permitir a autoavaliação e a análise das condições de ensino. Assim, não é um indicador adequado para avaliar a qualidade da formação e a implementação das Diretrizes Curriculares da Abepss. Pelo contrário: tem favorecido o ranqueamento punitivo das instituições e reforçado a direção produtivista, mercantilizadora e privatista da política educacional brasileira”.

A coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CFESS, Juliana Melim, ressalta que “as mobilizações contrárias a esse sistema de avaliação expressam, mais uma vez, a aliança entre as entidades organizativas do serviço social brasileiro e a nossa luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, que garanta condições de trabalho para os/as docentes e condições de permanência para os/as estudantes”.

Por isso, a Enesso elaborou cartazes e cartilhas com informações sobre o Sinaes e sobre o Enade, que serão distribuídos em todos os estados no dia da mobilização. É fundamental a participação de todos/as!

Clique e acesse o blog da Enesso e saiba mais sobre a mobilização do dia 24 de novembro

Conheça a Cartilha da Enesso

Leia a Nota de Mobilização pelo Dia Nacional de Lutas contra o Sinaes/Enade