Em assembleia, categoria define valor da anuidade 2013 | CRESS-17

Em assembleia, categoria define valor da anuidade 2013

23/10/2012 as 9:39

Também foram feitos os repasses do Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, além da discussão de outros pontos

Tesoureira do CRESS-17, Fabíola Leal, destacou que as contas do Conselho estão em dia

No sábado, 20 de outubro, o CRESS-17 realizou, na Emescam, em Vitória, uma assembleia com pontos de pauta importantes.

Entre eles, estava a definição do valor da anuidade para o ano de 2013. Aberta essa discussão e após algumas avaliações da Plenária foram apresentadas duas propostas.

A primeira foi feita pela diretoria do Conselho que propôs reajustar o valor atual da anuidade, que é de R$ 314,61, em 5,57%. Esse percentual representa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos doze meses.

A diretoria defendeu o reajuste lembrando que esse índice apenas corrige o aumento dos preços verificado nos últimos doze meses. Afinal, o CRESS, no seu dia-a-dia, para realizar as suas ações e eventos precisa adquirir produtos e serviços. Além de comprar materiais de escritório, de informática, pagar condomínio, energia, água, salários, entre outros. Assim, esse reajuste garante que seja mantido o equilíbrio das contas do Conselho, que atualmente, estão todas em dia.

Para apresentar essa proposta, a diretoria do CRESS também se baseou na Resolução do CFESS nº 638, de 27 de setembro de 2012. Ela estabelece os patamares, mínimo e máximo, para a fixação da anuidade para o exercício de 2013 de pessoa física e o patamar da anuidade de pessoa jurídica, no âmbito dos CRESS e determina outras providências. Clique aqui e confira a resolução.

A segunda proposta foi feita por uma assistente social da base. Ela propôs manter a anuidade de 2013 com valor atual.

Em votação, a categoria presente na assembleia aprovou a proposta apresentada pela diretoria do CRESS-17. Foram 26 votos contra cinco. Com isso, o valor da anuidade terá um reajuste de R$ 17,52 e em 2013 será de R$ 332,13.

Repasses do Nacional

Outro ponto de pauta importante da assembleia foi o repasse das informações do Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, realizado de 6 a 9 de setembro, em Tocantins.

A presidente do CRESS-17, Aline Pandolfi, destacou a participação da delegação capixaba no evento. Em seguida, a conselheira Elisângela Marchesi fez alguns repasses do encontro.Confira avaliações do Encontro Nacional aqui.

Orçamento e Plano de Metas

A aprovação do Plano de Metas e da Proposta Orçamentária 2013 também foram pontos de pauta da assembleia.

A presidente do CRESS-17, Aline Pandolfi, fez a apresentação do Plano de Metas 2013. Confira aqui a apresentação.

Já a 1ª tesoureira do CRESS-17, Fabíola Xavier Leal, apresentou o remanejamento de rubricas baseado no planejamento feito para 2012. Confira aqui.

A tesoureira informou que as contas do Conselho estão em dia e lembrou que o CRESS tem conseguido fechar os últimos anos com superávit financeiro.

Ela destacou que a atual gestão conseguiu liquidar todas as pendências trabalhistas com os funcionários do Conselho, que se arrastavam há anos.

“Essa gestão assumiu e cumpriu com todos os débitos trabalhistas. Vamos fechar dezembro sem dever nenhum real a nenhum trabalhador”, garantiu a conselheira.

Com relação à aprovação do Plano de Metas 2013, ficou definido que o CRESS convocará uma reunião ampliada para a participação da base na construção e aprovação do Plano de Metas 2013.

“Contamos ainda com a participação da base nas Comissões do CRESS para elaborar o plano de metas. A agenda de reuniões das comissões é divulgada no site do Conselho. Participem!”, convidou Fabíola.

Auditório do CRESS

Outro destaque da assembleia foram os informes sobre a reforma das salas que abrigavam a antiga sede do CRESS para serem transformadas em um auditório. As salas estão localizadas no edifício Jusmar, no centro de Vitória.

A diretoria informou que, por meio de licitação, foi contratado um escritório de arquitetura que já apresentou o projeto de reforma e adequação do espaço.

“Agora estamos na fase de colher orçamentos e de licitação para a definição da empresa de engenharia que realizará a obra”, informou Fabíola. Ela também tirou dúvidas das/os assistentes sociais sobre a reforma.