Mais de 800 votos elegem nova direção do CRESS-17 | CRESS-17

Mais de 800 votos elegem nova direção do CRESS-17

20/09/2011 as 7:59

Número é quase o dobro de votos em relação à eleição realizada em primeira convocação, em março

Comissão Eleitoral faz a apuração, acompanhada da presidente Polyana e da representante da chapa Nildete

Os assistentes sociais do Espírito Santo estão de parabéns! A categoria deu exemplo de participação e de consciência política na segunda chamada das eleições para o CRESS-17. Ao todo foram 805 votos, somadas as votações presenciais e por correspondência.

Confira a votação detalhadaVeja aqui cenas das eleições.

Esses números representam praticamente o dobro do quantitativo de votos registrados nas eleições do CRESS-17, realizadas em março de 2011, dentro do calendário eleitoral do Conjunto CFESS/CRESS.

Naquela ocasião, 412 profissionais votaram. Veja os números.

Para a presidente da diretoria provisória do CRESS-17, Polyana Prado, todo o trabalho realizado pela Comissão Eleitoral e pelo Conselho foi importante. Mas ela fez questão de valorizar a participação dos profissionais no processo.

“Foi fundamental para o CRESS-17 o interesse dos assistentes sociais de todo Estado em contribuir, em participar da escolha da nova gestão. Mais de 200 profissionais do interior votaram por correspondência, fizeram valer seu direito e colocaram seus votos nos Correios. Sem falar na grande votação presencial. Estamos todos de parabéns”, comemorou a presidente.

A apuração foi realizada na sede do Conselho, em Vitória, no dia 19 de agosto. A Comissão Eleitoral conduziu a contagem dos votos e ao final declarou a chapa vencedora.

Com isso, a chapa única “Resistir para Transformar” foi eleita e tomará posse, em data a ser definida. A nova direção ficará à frente do Conselho no triênio 2011/2014.

A assistente social e representante da chapa Nildete Turra acompanhou os trabalhos de apuração, assim como a presidente Polyana.

Estratégia: urnas descentralizadas
As eleições em segunda chamada do CRESS-17 foram realizadas nos padrões do pleito de março de 2011: profissionais do interior votaram por correspondência. E para quem tem endereço nos maiores municípios da Grande Vitória, o voto foi presencial.

A diferença para quem votou na Região Metropolitana, porém, se deu por conta do número de urnas. O Conselho disponibilizou cinco locais de votação:

-duas urnas na capital: uma na Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) e outra na sede do Conselho;
-uma urna no CRAS (Centro de Referência de Asssistência Social) de Laranjeiras, Serra;
-uma urna na Escola Vasco Coutinho, Centro, Vila Velha;
-uma urna na Secretaria Municipal de Saúde, em Campo Grande, Cariacica.

De acordo com os mesários, diversos profissionais elogiaram essa estratégia do CRESS-17 em disponibilizar mais locais de votação.

O membro da Comissão Eleitoral, o assistente social Manoel Luís Abreu também ressaltou a importância das cinco urnas na Grande Vitória.

“Essas urnas descentralizadas trouxeram uma facilidade para o profissional ter essa condição de voto. Foi uma decisão acertada da gestão junto à Comissão Eleitoral para atender à categoria”, avaliou.

Manoel destacou ainda a mobilização de diversas pessoas que culminou com uma apuração bem acima do quórum de 532 votos.

“O esforço na segunda eleição mostrou a força que tem o trabalho coletivo. Cumprimos com nosso papel enquanto categoria”, acrescentou.

Ele lembrou que a Comissão Eleitoral havia sido formada em fevereiro para trabalhar no processo eleitoral realizado junto ao calendário do Conjunto CFESS/CRESS, quando o quórum não foi atingido. Porém, a Comissão não fraquejou e tocou os trabalhos para o segundo processo.

“É nosso papel contribuir com a categoria. O CRESS somos nós. E mostramos que bem mobilizados e organizados, podemos contribuir em muito como profissionais”, concluiu Manoel.

Ele também agradeceu os trabalhos das assessorias do CRESS-17, Jurídica, de Comunicação e de Informática, além da contribuição dos funcionários do Conselho. “Tiveram compromisso”, disse.

Agradecimentos
A diretoria do CRESS-17 gostaria de prestar seus sinceros agradecimentos à Comissão Eleitoral, que conduziu todo o processo para realizar a segunda convocação das eleições do Conselho, e agradecer também a toda a equipe de funcionários e às assessorias do CRESS.

Também é importante agradecer aos profissionais que se disponibilizaram para serem mesários nos três dias (14, 15 e 16 de setembro) de votação presencial, realizada em Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra.

Tanto os membros da Comissão Eleitoral quanto os mesários são assistentes sociais. Além disso, eles não receberam qualquer remuneração ou dispensa de seus respectivos trabalhos para contribuírem com as eleições do CRESS-17.

Confira abaixo os nomes dos profissionais que contribuíram imensamente para o sucesso do processo eleitoral.

Comissão Eleitoral
Presidente: Camila Lopes Taquetti;
Membros efetivos: Manoel Luis Abreu e Karina Portes Vidaurre de Sant’Anna;
Suplentes: Luciano Silva Azevedo e Michely Mezarde.

Mesários
Maria Augusta Destefani Pancoto; Janaina Gomes Faria; Claudia Mathias Costa; Lucilene Fabres do Carmo; Gustavo Henriques Correia; Maiana Coutinho; Graziele Rodrigues da Silva Duda; Elaine de Almeida Wantil; Diego Siqueira Campos; Thiago  de Almeida Silva; Mariana Dezan Garcia e Anailza Perini de Carvalho.