Nota de Mobilização pelo Dia Nacional de Lutas contra o Sinaes/Enade | CRESS-17

05/11/2013 as 3:12

Leia o documento do CFESS, da Abepss e da Enesso

(foto: Diogo Adjuto)

No ano de 2013, o Serviço Social, junto com outros cursos, realizará avaliação do desempenho dos estudantes (ENADE), exame que compõe o Sistema de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) do atual Ministério da Educação (MEC).

A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social), a ENESSO (Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social) e o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) têm se posicionado de maneira crítica ao SINAES, pois, esse institui uma forma de avaliação centrada no desempenho dos estudantes, ao invés de permitir a autoavaliação e a análise das condições de ensino.

Assim, não é um indicador adequado para avaliar a qualidade da formação e a implementação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS. Pelo contrário: tem favorecido o ranqueamento punitivo das instituições e reforçado a direção produtivista, mercantilizadora e privatista da política educacional brasileira.

Diante disso, a ABEPSS, a ENESSO e o CFESS propõem a ampliação do debate e de formas de mobilização para tornar pública a nossa posição de crítica ao SINAES/ENADE, a fim de que promovam o diálogo com estudantes, docentes e demais profissionais para pensar alternativas de mobilização até o dia 24 de novembro, data em que ocorrerá o ENADE.

A proposta é que sejam instituídas diversas formas de mobilização e ações políticas no sentido de mostrar a sociedade o porquê de estarmos contra esse sistema de avaliação. Cada regional pode desenvolver as atividades que considerarem adequadas: ato público, debate com a comunidade acadêmica, vídeos, palestras, panfletagem.

É preciso mostrar à sociedade e à comunidade acadêmica nosso posicionamento:

– Queremos participar de avaliação e cada vez mais fortalecer a formação em serviço social, mas para isso não podemos ter um processo de certificação de cursos como o realizado pelo SINAES!

– Lutamos por mecanismos de avaliação coerentes com as ddiretrizes e com projeto ético político do serviço Social.

Todas/os à luta em defesa de um ensino de qualidade!!

ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social

ENESSO – Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social