Nota do CRESS-ES sobre o Coronavírus | CRESS-17

Nota do CRESS-ES sobre o Coronavírus

17/03/2020 as 11:30

Compartilhe:

A Gestão Tempos de Resistir vem a público se manifestar em razão de crise sanitária e das últimas notícias a respeito da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Observamos assim, as recomendações dadas pelas diversas entidades da área da Saúde (Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde), além dos Decretos nº 4593-R do Governador do Estado do Espírito Santo e o Decreto nº 18.037 do Prefeito Municipal de Vitória.

O CRES S – 17ª região, entendendo a importância das medidas de prevenção e de combate à propagação da doença, decide por meio da Portaria CRESS nº 99/2020, pela suspensão do atendimento ao público presencial na Sede do CRESS/ES pelo período de 15 dias, sendo garantido o atendimento dos/as profissionais por telefone e, preferencialmente, por email (cobranca@cress-es.org.br; registro@cress-es.org.br; registro2@cress-es.org.br; fiscalizacao@cress-es.org.br; assessoria@cress-es.org.br).

Tais medidas justificam-se pela necessidade do distanciamento social e da circulação como eficiente para redução da velocidade de propagação do vírus no país e no estado. Já são mais de 200 casos confirmados no Brasil até hoje, principalmente em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. No Espírito Santo, há o primeiro caso de transmissão local confirmado no último final de semana. Além disso, vários casos de pessoas infectadas não demonstram sintomas, o que significa dizer que o reduzido número de testes com resultado positivo não permite afirmar com segurança que o vírus tem presença irrelevante na sociedade.

Passamos por um momento de crise na saúde pública do país, onde cada vez mais observamos o crescente ataque à política de saúde e o congelamento aos recursos direcionados ao SUS. Temos acompanhado a sobrecarga de trabalho nos equipamentos de saúde com suas atuais demandas, leitos cheios, hospitais superlotados, longas filas de espera e cada vez mais sem qualquer estrutura para lidar com tal pandemia e orientar nitidamente à população sobre os riscos e cuidados relacionados à doença. Para além das ações individuais de solidariedade, diante da situação que vivemos é preciso reivindicar a revogação imediata da Emenda Constitucional nº 95 que congelou os gastos com a saúde, manter a defesa radical do Sistema Único de Saúde e denunciar a falência do sistema capitalista.

Por fim, é preciso que tenhamos decisões tomadas com base científicas e epidemiológicas. Um grande desafio em tempos de negação da ciência, propagação de fakes news e de redução da máquina pública para respostas as necessidades sociais da população. Ademais, chamamos a atenção para os efeitos deletérios para a população mais pobre e negra, pois diante da pandemia escancara-se a desigualdade social e racial. Afinal, como bem mostrou a campanha do triênio ampliando nossa percepção sobre as diversas expressões do racismo, se cortam na saúde sangra mais na pele negra e na falta de água e na sobra de esgoto transborda o racismo.

#oSUSénosso #orgulhodoSUS #saúdenãoémercadoria

 

Abaixo seguem algumas orientações importantes quanto ao funcionamento do CRESS:

Informamos que o horário de atendimento, por e-mail e telefone, será realizado das 12h30 às 18h30;

– A entrega dos DIP na sede do CRESS está suspensa;

– Os pedidos de nova inscrição poderão ser encaminhados por correio ou entregues na portaria do edifício, onde se localiza a Sede do CRESS/ES, em envelope devidamente lacrado;

– Os casos excepcionais serão avaliados internamente pelo CRESS.

– Informamos, ainda, que todas as reuniões de comissões que seriam realizadas nos próximos 15 dias estão suspensas.

 

“Lave as mãos, pense coletivo e defenda o SUS!”

 

Portaria CRESS nº 99/2020

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região