05 publicações do Serviço Social que abordam o debate sobre a Discriminação Racial | CRESS-17

05 publicações do Serviço Social que abordam o debate sobre a Discriminação Racial

21/03/2023 as 8:00

Compartilhe:

É celebrado no dia 21 de março o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. E para comemorar a data, a assistente social e conselheira Meyrieli de Carvalho Silva traz algumas sugestões de leitura que abordam o tema com o Serviço Social.

Esses conteúdos também fazem parte da ‘Oficina – Questão Racial e Serviço Social: caminhos para uma prática antirracista’, oferecida pelo NUCRESS VIRTUAL, nesta quarta-feira, dia 22 de março, e ministrada por Meyrieli, mestra em Política Social.

“O Serviço Social brasileiro tem acumulado, nos últimos anos, importantes produções e referências teórico-metodológicas que contribuem para uma profissão que se posiciona no enfrentamento ao racismo. Raça e classe, no Brasil, deflagram a desigualdade vivida pela população negra e, nesse sentido, o Serviço Social, ancorado nos princípios éticos que regem a profissão, opõe-se a toda forma de discriminação e preconceito”, frisa Meyrieli.

Ela sugere cinco leituras. Confira:

Antirracismos e Serviço Social, da Cortez Editora. Organizadoras: Márcia Campos Eurico, Maria Liduína de Oliveira e Silva, Rachel Gouveia Passos e Renata Gonçalves.

Questão Étnico-racial e Serviço Social, da Cortez Editora. Edição Especial da Serviço Social & Sociedade.

Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, do Conjunto CFESS-CRESS, campanha de gestão 2017-2022.

Desafios para o Serviço Social na luta antirracista: questão étnico-racial em debate, da Editora Annablume. Organizadoras/es: Maria Helena Elpídio, João Paulo da Sila Valdo e Roseli Rocha.

Racismo, da série Assistente Social no combate ao preconceito. Caderno 03, do Conjunto CFESS-CRESS.

Você conhece alguma dessas produções? Esse material reúne parte do que a nossa profissão tem produzido sobre o tema, lembrando que o enfrentamento ao racismo é um valor e um compromisso ético para nossa categoria. Cada vez mais, assistentes sociais estão dedicando suas pesquisas e estudos, assim como suas atuações e atribuições profissionais, no enfrentamento ao racismo e na construção de uma profissão antirracista.

NUCRESS VIRTUAL

Ainda dá tempo de se inscrever para o NUCRESS VIRTUAL. Só acessar o link ao lado e garantir sua vaga: https://www.sympla.com.br/evento-online/atividade-virtual-nucress-questao-racial-e-servico-social-caminhos-para-uma-pratica-antirracista/1777148. O evento será online, e começa às 18h desta quarta (22).

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região