Assistentes Sociais do Espírito Santo se reuniram nesta sexta-feira, dia 12 de maio, durante o 14º Encontro Capixaba de Assistentes Sociais e Seminário de Seguridade Social, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em celebração ao dia 15 de maio, quando se comemora o Dia da/do Assistente Social.
Durante o encontro, que contou com a participação de profissionais e de estudantes de Serviço Social, foi realizada a mesa “Serviço Social, uma profissão necessária! Defender as atribuições e competências profissionais é prestar serviços de qualidade!”, com professora e doutora Yolanda Guerra.
Reflexões
Durante sua fala, ela desenvolveu uma análise sobre a conjuntura política e econômica, durante e depois da pandemia, com avaliação da situação da pobreza no Brasil, assim como das interferências na saúde e na educação do país, sempre pontuando a condição do Serviço Social, assim como das/dos assistentes sociais.
“O movimento, anterior à pandemia, já aponta desvalorização do trabalho, mudanças contratuais, aumento de terceirizados e quarteirizados, retirada de direitos, alterações nas leis trabalhistas… Situação que, com a pandemia, ficou ainda mais precário, principalmente nos municípios”, pontua.
Segundo Guerra, duas ações foram significativas e marcaram a pandemia nas alterações relacionadas ao trabalho da/do assistente social: a adoção do trabalho remoto e o crescimento no número de requisições inadequadas.
“O trabalho remoto, mediado por tecnologias, foi instituído como alternativa e, hoje, se tornou permanente em muitos casos. E é importante discutir sobre, até porque esse trabalho nos coloca dilemas éticos que, até então, não imaginávamos. Além disso, por meio das requisições inadequadas, vieram uma propulsão de demandas e solicitações que ultrapassam nossas funções, em especial na área de saúde. E cada vez mais se evidenciam essas requisições. É preciso entender como elas estão afetando o trabalho do profissional”, reforça a doutora.
Programação
As atividades do 14º Encontro Capixaba de Assistentes Sociais e Seminário de Seguridade Social foram iniciadas no período da manhã, com a realização de cinco oficinas: Serviço Social, Arte e Cultura; Letramento de gênero e étnico-racial; Elaboração de documentos técnicos do Serviço Social; Geração, classe e serviço social; e Pessoa com Deficiência e Serviço Social.
No período da tarde, antes da mesa com professora e doutora Yolanda Guerra, foi realizada a abertura do evento, com a presença de representantes do CFESS, da ABEPSS e da UFES; além do representante do CRESS/ES.
Nova diretoria
Já no final do encontro, ainda foi realizada apresentada a nova Gestão do CRESS-ES “Quem escolhe a luta não recusa a Travessia”, eleita em março deste ano, durante as eleições para o Conjunto CFESS-CRESS, triênio 2023/2026.
03/04/2025 as 2:22
INSCREVA-SE E PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO DO 16º ENCONTRO CAPIXABA DE ASSISTENTES SOCIAIS! As atividades pelo Dia de Assistentes Sociais ocorrerão em 16 de maio, sexta-feira, no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, em Vitória. Podem participar assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e demais profissionais da área. As inscrições acontecem pela plataforma Sympla. […]
24/04/2025 as 7:20
O mês de abril traz uma data importante, o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19), e o Serviço Social brasileiro defende a articulação e mobilização pelos direitos dos povos originários. Compondo estes povos, também estão assistentes sociais. Para somar às lutas desses povos, o CFESS participou do Acampamento Terra Livre em Brasília (DF), de 7 […]
19/04/2025 as 8:52
O CFESS publicou, nessa segunda-feira (7), a Resolução CFESS nº 1.098/2025, que dispõe sobre os procedimentos para salvaguarda de documentos técnicos e de documentos técnicos sigilosos do Serviço Social. A nova norma, já em vigor, revoga a Resolução CFESS nº 556/2009, que instituía procedimentos para lacração de materiais técnicos e técnico-sigilosos. O objetivo é assegurar […]
09/04/2025 as 2:32