14º Encontro Capixaba de Assistentes Sociais e Seminário de Seguridade Social celebram o dia 15 de Maio | CRESS-17

15/05/2023 as 12:16

Assistentes Sociais do Espírito Santo se reuniram nesta sexta-feira, dia 12 de maio, durante o 14º Encontro Capixaba de Assistentes Sociais e Seminário de Seguridade Social, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em celebração ao dia 15 de maio, quando se comemora o Dia da/do Assistente Social.

Durante o encontro, que contou com a participação de profissionais e de estudantes de Serviço Social, foi realizada a mesa “Serviço Social, uma profissão necessária! Defender as atribuições e competências profissionais é prestar serviços de qualidade!”, com professora e doutora Yolanda Guerra.

Reflexões

Durante sua fala, ela desenvolveu uma análise sobre a conjuntura política e econômica, durante e depois da pandemia, com avaliação da situação da pobreza no Brasil, assim como das interferências na saúde e na educação do país, sempre pontuando a condição do Serviço Social, assim como das/dos assistentes sociais.

“O movimento, anterior à pandemia, já aponta desvalorização do trabalho, mudanças contratuais, aumento de terceirizados e quarteirizados, retirada de direitos, alterações nas leis trabalhistas… Situação que, com a pandemia, ficou ainda mais precário, principalmente nos municípios”, pontua.

Segundo Guerra, duas ações foram significativas e marcaram a pandemia nas alterações relacionadas ao trabalho da/do assistente social: a adoção do trabalho remoto e o crescimento no número de requisições inadequadas.

“O trabalho remoto, mediado por tecnologias, foi instituído como alternativa e, hoje, se tornou permanente em muitos casos. E é importante discutir sobre, até porque esse trabalho nos coloca dilemas éticos que, até então, não imaginávamos. Além disso, por meio das requisições inadequadas, vieram uma propulsão de demandas e solicitações que ultrapassam nossas funções, em especial na área de saúde. E cada vez mais se evidenciam essas requisições. É preciso entender como elas estão afetando o trabalho do profissional”, reforça a doutora.

Programação

As atividades do 14º Encontro Capixaba de Assistentes Sociais e Seminário de Seguridade Social foram iniciadas no período da manhã, com a realização de cinco oficinas: Serviço Social, Arte e Cultura; Letramento de gênero e étnico-racial; Elaboração de documentos técnicos do Serviço Social; Geração, classe e serviço social; e Pessoa com Deficiência e Serviço Social.

No período da tarde, antes da mesa com professora e doutora Yolanda Guerra, foi realizada a abertura do evento, com a presença de representantes do CFESS, da ABEPSS e da UFES; além do representante do CRESS/ES.

Nova diretoria

Já no final do encontro, ainda foi realizada apresentada a nova Gestão do CRESS-ES “Quem escolhe a luta não recusa a Travessia”, eleita em março deste ano, durante as eleições para o Conjunto CFESS-CRESS, triênio 2023/2026.