15 de maio: a importância da valorização e da organização política dos/as assistentes sociais | CRESS-17

17/05/2017 as 3:07

O Dia do/a Assistente Social, celebrado em 15 de maio, foi marcado no Espírito Santo pelo VIII Encontro Capixaba de Assistentes Sociais, uma realização do CRESS 17ª Região. O evento, que reuniu 230 participantes, contou com Oficinas Temáticas sobre a prática da profissão, uma conferência centrada no tema “Na luta de classes não há empate: a importância da organização política da categoria” e terminou com a posse da nova gestão para o triênio 2017-2020 do CRESS-ES, “Tempos de Resistir”. O encontro foi realizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFES.

As oficinas foram realizadas pela manhã e contaram com um grande número de interessados. Entre os temas abordados estavam a relação do serviço social com diversos aspectos e atores da sociedade:  Serviço Social e Sindicalização; Política de Assistência Social e Financiamento; Serviço Social e Saúde do Trabalhador; e  Reforma Psiquiátrica, Políticas de Saúde Mental e Serviço Social.

Na conferência, as professoras doutoras da UFRJ e UFF Fátima Grave Ortiz e Francine Helfreich traçaram um panorama da importância do questionamento acerca da participação do/a profissional assistente social no atual contexto histórico nacional. Para a professora Fátima, atualmente há uma associação errônea sobre as causas da atual crise econômica. Segundo ela, o país tende a acreditar que o problema desta crise está associado unicamente à corrupção, bastando combater esta para que aquela seja superada. Mas não é assim. “A corrupção é apenas uma das faces da crise, mas não a sua causa. Voltando os olhos apenas para a corrupção, atribuímos à crise um aspecto moral”, enfatizou.

Mesa da conferência

Ela destacou a importância do 15 de maio para todos os/as assistentes sociais, lembrando que “toda luta é necessária e indispensável”. A professora Francine endossou esse posicionamento e foi além. “O momento político e econômico do país é gravíssimo no que diz respeito aos direitos sociais e justiça social. Nossa categoria precisa de união e mobilização”, ressaltou. E convocou os/as profissionais presentes a se engajarem ainda mais na profissão. “Não é apenas o que fazemos na nossa rotina de trabalho. É preciso dedicar um tempo para pensar a profissão, ocupar os espaços nos Conselhos”, destacou.

O debate que se seguiu foi mediado pela conselheira Elisângela Marchesi. E encerrando o evento, houve a cerimônia de posse da nova gestão 2017-2020 “Tempos de Resistir”, com falas da nova presidente, Pollyana Tereza Ramos Pazolini, e da presidente da gestão que saiu, “Não Vou me Adaptar”, Camila Costa Valadão.