O Mês de Maio é o período em que Assistentes Sociais celebram suas lutas e conquistas, mas também é o mês em que nos reunimos para identificar os desafios que estão postos à nossa categoria. O dia 15 de Maio é a data que marca o Dia do/da Assistente Social, e para este ano, o Conjunto CFESS-CRESS tem se posicionado por meio de manifestos, entrevistas e debates que abordam o trabalho de assistentes sociais com os povos indígenas e as comunidades tradicionais, a exemplo de quilombolas, ciganas, de matriz africana, pomeranas, trabalhadoras rurais e do campo, e muitas outras.
Afinal, as comemorações do dia 15 de Maio ocorrem não só para valorizar a categoria, mas também para dar visibilidade a uma área de atuação de assistentes sociais, defender as bandeiras de luta da categoria e, muitas vezes, para denunciar ataques aos direitos sociais de trabalhadores e trabalhadoras. Por isso que a temática escolhida neste ano pelo Conjunto CFESS/CRESS apontou como tema urgente e necessário para 2021 – ainda mais no contexto da pandemia, com a luta pela saúde pública e políticas sociais – o trabalho pela vida e resistência dos povos originários e comunidades tradicionais!
Ainda que hoje muitos destes povos estejam na “fila de prioridade” de vacinas contra a Covid-19, a crise sanitária aprofundou os problemas seculares enfrentados por eles: insuficiência de políticas sociais (como saúde, assistência social, educação), invasões de seus territórios e expulsão de suas terras (sempre com violência), despejos forçados e preconceito.
Por isso que o nosso mote para o dia 15 de Maio, celebrado hoje, é: “Há mais de 500 anos, sempre na linha de frente”. Mote que vem reafirmar o Projeto ético-político profissional na defesa dos povos originários e tradicionais, reforçando a inserção da categoria na luta e resistência junto às comunidades tradicionais e aos povos originários, que estão não só campo, mas também nas cidades. E nesses espaços a atuação de assistentes sociais se torna fundamental.
A temática do Dia do/a Assistente Social 2021 ainda dá visibilidade a outras questões, como o perfil profissional da categoria, já que se registra no âmbito do Conjunto CFESS/CRESS assistentes sociais que se identificam como integrantes desses povos. E reconhecer seu trabalho e sua luta é essencial!
Diante de tudo isso, convidamos nossa categoria a participar das atividades previstas para Maio, durante o XII Encontro Capixaba de Assistentes Sociais. Acompanhe as novidades pelo site do Conselho ou nas redes sociais: Facebook e Instagram.
Lembramos a todos/as que neste sábado ainda acontece a live especial organizada pelo CFESS, a partir das 16h, e que traz como tema: “Nosso trabalho em defesa vida e das políticas públicas no campo e na cidade”. A transmissão será pelo canal do CFESS no YouTube e, ainda, pelas páginas no Facebook do CFESS e do CRESS-ES.
Confira a programação completa do CRESS-ES!
Confira a programação nacional, organizada pelo CFESS!
Acompanhe!
32 anos do Código de Ética do Serviço Social! São 32 anos desde que a categoria profissional se entendeu como trabalhadora, logo pertencendo à classe trabalhadora e compondo ativamente os espaços de luta e resistência. 13 de março é dia de celebração, porque tivemos que ultrapassar muitas barreiras para manter o Projeto Profissional vivo e […]
13/03/2025 as 11:07
O CFESS e o CRESS-PE realizarão, nos dias 4 e 5 de abril de 2025, a primeira edição do ‘Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista’, que ocorrerá no Centro de Eventos Recife da Faculdade Pernambucana de Saúde, em Recife (PE). As inscrições para o evento serão abertas na segunda-feira (24/2) e poderão ser […]
26/02/2025 as 9:09
Atenção, categoria! O Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo comunica o retorno da plataforma de Serviços Online, bem como o funcionamento da sede, em Vitória, das 12 às 18 horas. No dia 7 de fevereiro o CRESS-ES iniciou o processo de migração para um novo sistema de armazenamento de dados. Essa é uma […]
13/02/2025 as 2:24
Não fique em débito, assistente social! Caso tenha deixado de quitar alguma anuidade, procure pelo CRESS-ES o mais rápido possível e regularize a sua situação. Débitos de anos anteriores com o Conselho poderão ser inscritos em dívida ativa e/ou ter essa dívida encaminhada ao cartório de protesto de título. Reforçamos que essa decisão é uma […]
05/02/2025 as 6:02