Segundo dados do Mapa da Violência 2011, o Espírito Santo está em primeiro lugar em homicídios de mulheres no Brasil
Passeata realizada no Dia da Mulher, em 2009, no centro de Vitória. Foto: Rodrigo Binotti
25 de novembro é o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999.
O dia lembra três irmãs ativistas políticas latino-americanas (Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal) que foram assassinadas em 1961 pela ditadura de Leonidas Trujillo (1930-1961), na República Dominicana.
É um dia de luta, afinal, mesmo com todos os avanços conquistados pelas mulheres nos últimos anos, esse grave problema da violência não foi extinto.
Campeão de homicídios
No Espírito Santo, os números são alarmantes. Em 2008 foram 10,9 mortes para cada 100 mil mulheres, segundo dados do Mapa da Violência 2011.
Com esse número, o Estado manteve o primeiro lugar no ranking nacional. Em 1998, a liderança nesse tipo de violência também era capixaba, com 11,3 mortes para cada 100 mil mulheres.
Segundo o estudo, as armas de fogo continuam sendo a principal causa dos homicídios, tanto femininos quanto masculinos, só que em proporções diferentes.
“Nos masculinos, representam quase três quartos dos incidentes, enquanto nos femininos, pouco mais da metade. Já outros meios, além das armas, os quais exigem contato direto, como objetos cortantes, penetrantes, contundentes, sufocação etc., são mais comuns quando se trata de violência contra a mulher”, denuncia o Mapa da Violência.
Ainda segundo o levantamento, outra informação registrada na Declaração de Óbito é o local do incidente que originou as lesões causadoras da morte da vítima.
“Entre os homens, só 17% dos incidentes aconteceram na residência ou habitação. Já entre as mulheres, essa proporção se eleva para perto de 40%”, revela.
Esses dados apontam que na maioria das vezes a agressão à mulher parte do próprio companheiro, marido, namorado ou do pai.
“Esses números alarmantes mostram como ainda há muito para ser feito na luta contra a violência que atinge as mulheres. São necessárias campanhas de conscientização, mas também políticas públicas contra esses homicídios”, destacou a conselheira suplente do CRESS Camila Costa Valadão.
Confira mais
Vítimas de violência protestam com 500 cruzes em praia de Vitória, no ES.
No mês de maio, os sistemas informatizados dos Conselhos Regionais e Federal ficaram inoperantes, afetando o atendimento à categoria em quase todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo. Após intensos esforços do CFESS, os sistemas estão retornando ao funcionamento de forma gradual. No entanto, informamos que os Serviços Online do CRESS-ES AINDA ESTÃO SUSPENSOS. Dessa forma, […]
03/06/2025 as 1:21
Informamos que o CRESS-ES está com instabilidades em suas linhas telefônicas. Dessa forma, o atendimento pelo telefone fixo está suspenso. Profissionais podem contatar o Conselho comparecendo presencialmente à sede, em Vitória, ou por e-mail. E-mails do CRESS-ES Demandas gerais para o Conselho – cress@cress-es.org.br. Boletos, Negociação e assuntos correlatos – cobranca@cress-es.org.br. Registro, Cancelamento, Reinscrição e assuntos correlatos – registro@cress-es.org.br. Orientação […]
03/04/2025 as 2:22
O CFESS vem a público alertar assistentes sociais sobre um falso anúncio de vagas para atuação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), veiculado por um site não oficial utilizando a identidade visual do portal do governo federal. O Conselho Federal destaca que se trata de um link fraudulento, utilizando indevidamente o nome da […]
08/07/2025 as 6:13
Você já deve ter ouvido falar da série “Assistente social no combate ao preconceito”, cujo conteúdo tem o intuito de orientar e estimular assistentes sociais a uma compreensão crítica das variadas situações de preconceito que podem acompanhar os encaminhamentos cotidianos do exercício profissional. Agora, em mais uma ação pela garantia da acessibilidade nos instrumentos de […]
07/07/2025 as 3:30
Neste sábado, 14 de junho, aconteceu, em Vitória, o 1º Módulo do curso Ética em Movimento! Neste ano, a multiplicadora da atividade é a Conselheira Ylana Chagas. O curso é um legado histórico do Conjunto CFESS-CRESS e tem como objetivo “contribuir para a incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de […]
14/06/2025 as 5:59
O CRESS-ES INDICA a leitura do Atlas da Violência 2025, lançado no último dia 12 de maio. O documento foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O documento busca retratar a violência no Brasil com base nos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade […]
06/06/2025 as 6:02