25 de novembro é Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher | CRESS-17

25 de novembro é Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher

21/11/2013 as 3:17

ES é o estado brasileiro com a maior taxa de feminicídios, 11,24 a cada 100 mil, segundo o Ipea. CRESS-17 participa de ato nesta segunda-feira, na Praça Costa Pereira, em Vitória, e convoca toda a categoria!

Cinco dias depois de expor a violência contra a população negra no Brasil, no Dia da Consciência Negra (20 de novembro), é hora dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada irem novamente às ruas, nesta segunda-feira, 25 de novembro – Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, para denunciar mais um grave problema: a violência contra as mulheres.

Nessa data, o Fórum de Mulheres do Estado do Espírito Santo realizará um ato na Praça Costa Pereira, no Centro do Vitória, a partir das 8 horas. “A mercantilização do corpo feminino é uma forma de violência! A mídia reforça estereótipos da mulher como objeto sexual, reproduzindo discursos machistas e legitimando práticas violentas contra as mulheres”, denuncia o post veiculado no Facebook do Fórum, para em seguida pedir a “democratização da mídia” e o “fim do monopólio”.

“O CRESS-17 estará presente na atividade e convida a categoria a participar. Precisamos denunciar esse problema e exigir políticas públicas eficazes no combate a todas as formas de violência contra as mulheres”, enfatizou a diretoria do Conselho.

Destaques negativos

O Estado do Espírito Santo – segundo do país em homicídios de negros, de acordo com o estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no dia 19 – também tem destaque negativo quando o assunto é violência as mulheres.

Segundo estudo preliminar do mesmo Ipea, a estimativa é de que, entre 2009 e 2011, o Brasil registrou 16,9 mil feminicídios, ou seja, “mortes de mulheres por conflito de gênero”, especialmente em casos de agressão perpetrada por parceiros íntimos. Esse número indica uma taxa de 5,8 casos para cada grupo de 100 mil mulheres.

A pesquisa Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil foi apresentada em setembro, na Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados.

De acordo com os dados do documento, o ES é o estado brasileiro com a maior taxa de feminicídios, 11,24 a cada 100 mil, seguido por Bahia (9,08) e Alagoas (8,84). A região com as piores taxas é o Nordeste, que apresentou 6,9 casos a cada 100 mil mulheres, no período analisado.

Realizada com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, a pesquisa inova em relação a estudos anteriores por incorporar duas etapas de correção, visando minimizar a subestimação dos feminicídios.

Homenagem

O 25 de novembro foi declarado como o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher no Primeiro Encontro Feminista da América Latina e Caribe, realizado na cidade de Bogotá em 1981. É uma homenagem a “Las Mariposas”, codinome utilizado em atividades clandestinas pelas irmãs Mirabal, heroínas da República Dominicana brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960.

*Com informações do site do Ipea.