28 de setembro: dia de luta pela descriminalização e legalização do aborto | CRESS-17

28 de setembro: dia de luta pela descriminalização e legalização do aborto

27/09/2017 as 9:18

Dando continuidade a série de vídeos sobre temáticas importantes para o exercício profissional, em consonância com o amplo debate e publicações realizadas pelo conjunto CFESS/CRESS ao longo dos anos, e em virtude dessa data de luta pela vida e autonomia das mulheres, lançamos dois vídeos reforçando que precisamos falar sobre aborto.

Assista aos vídeos no Canal do CRESS-ES no YouTube

Compreendemos que o debate sobre a vida e os direitos das mulheres não pode ser pautado por fundamentos religiosos ou valores individuais. A atuação profissional coloca assistentes sociais diante de situações de abortamento, seja na área da saúde – principal espaço de interligação com a problemática do aborto – seja na assistência e nos serviços especializados de atendimento às vítimas de violência, e espera-se da categoria, portanto, o compromisso ético e político com os princípios democráticos que norteiam a profissão, e que devem ser sobrepostos a valores individuais de cunho moralista.

Leia também: Assistente social, você conhece a norma técnica sobre atenção humanizada ao abortamento?

Em 1990, na Argentina, as mulheres presentes no V Encontro Feminista Latino Americano e do Caribe escolheram o dia 28  de  setembro como o Dia de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto.

Em  2010, após longo debate realizado com a categoria, Assistentes Sociais, representando os/as profissionais de todas as regiões do Brasil, durante o 39º Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado em Florianópolis (SC), deliberaram coletivamente, pelo apoio ao movimento feminista em defesa da legalização do aborto.

Assista aos vídeos sobre o Serviço Social e a legalização do aborto!

* Mirla Cisne, feminista, assistente social, professora do departamento de Serviço Social da UERN e coordenadora da seccional de Mossoró do CRESS-RN, envia algumas contribuições sobre a temática.

* Viviane Vaz Castro, feminista, assistente social e aluna do mestrado em Serviço Social e Direitos Sociais da UERN, envia suas contribuições ao nosso conselho. Seu trablaho de conclusão de curso na Escola de Serviço Social da UFES foi sobre a trajetória do conjunto CFESS/CRESS na defesa da legalização do aborto.

* Saiba mais sobre a  discussão sobre  a  legalização do aborto:
Conjuntura e Trabalho Profissional: Norma Técnica sobre a Atenção Humanizada ao Abortamento do Ministério da Saúde (2005) – CFESS MANIFESTA
CFESS: http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1416