29/01: Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais | CRESS-17

29/01: Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais

29/01/2021 as 8:00

Compartilhe:

Hoje (29/01) é o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais! E o CRESS-ES reafirma o compromisso do Serviço Social com a luta em defesa dos direitos das pessoas trans. E o debate em torno da transexualidade põe em destaque a necessidade do respeito à diversidade humana.

A transfobia se revela por discursos e atitudes de ódio, violência física, psicológica, chegando ao assassinato de pessoas transexuais e travestis.

O Serviço Social tem historicamente lutado a favor dos direitos dessa população. E vale destacar que o CRESS-ES, afirmando seu compromisso com a pauta LGBT, compõe o Conselho Estadual LGBT, onde tem acompanhado as principais lutas, reivindicações e pautas dessa população no estado.

Para contribuir um pouco mais nesse debate, separamos alguns conteúdos produzidos por este Conselho e pelo CFESS, nos últimos anos, como forma de ajudar na orientação a nossa categoria.

A série de cadernos Assistente Social no combate ao preconceito, lançada pelo CFESS em 2016, tem o intuito de orientar e estimular assistentes sociais a uma compreensão crítica das variadas situações de preconceito que podem acompanhar os encaminhamentos cotidianos do exercício profissional, provocando a categoria a refletir sobre sua responsabilidade ética na defesa do projeto ético-político.

E em um dos cadernos, traz reflexões sobre a transfobia (clique aqui para conhecer). É fundamental que o/a assistente social e outros/as profissionais respeitem o direito do uso do nome social pelas pessoas trans, direito previsto em Decreto Federal 8.727/2016 (acesse aqui).

Também aproveitamos para reforçar os materiais produzidos pelo CRESS-ES, durante os meses de junho, julho e agosto de 2020. Em especial, para conhecer a nota orientativa escrita, a convite deste Conselho, por Maria Helena Martins, travesti, aluna do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), militante do Levante Popular da Juventude e do Coletivo Universistrava; e por Maria de Almeida Silva, bacharela em Serviço Social e mestra em Política Social pela Ufes.

Serviço Social e população Trans >>  http://www.cress-es.org.br/servico-social-e-populacao-trans/

Nomenclatura TRANS >> http://www.cress-es.org.br/nomenclatura-trans-saiba-mais/

Gênero, Sexualidade e Identidade de Gênero >> http://www.cress-es.org.br/genero-sexualidade-e-identidade-de-genero/

Aproveitamos, ainda, para relembrar a entrevista feita, também em 2020, com o assistente social, doutor em Saúde Coletiva e professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS / UFRJ), Guilherme Silva de Almeida, falando sobre os direitos de mulheres e homens transexuais e travestis.

Confira >> http://www.cress-es.org.br/o-maior-desafio-das-pessoas-trans-e-inegavelmente-permanecerem-vivas/

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região