30 anos do Código de Ética da/do Assistente Social | CRESS-17

30 anos do Código de Ética da/do Assistente Social

13/03/2023 as 9:30

Compartilhe:

O Código de Ética da/do Assistente Social completa, nesta segunda-feira, dia 13 de março, 30 anos de existência. O documento, que baliza as ações da categoria profissional e das entidades representativas do Serviço Social, reforça além de compromisso com os usuários, com base na liberdade, cidadania, justiça e igualdade social, a importância da democracia, assim como da participação política e do fortalecimento das organizações populares e dos movimentos sociais.

No texto do Código, há duas menções diretas à democracia e sua importância para a categoria, presentes no princípio IV e na letra “b” do artigo 12:

Princípio IV. Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

Artigo 12– Constituem direitos do/a assistente social:

b – apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania.

Eleições

Tais menções do Código de Ética apontam para um diálogo direto para o período eleitoral que o Conjunto CFESS/CRESS está prestes a vivenciar, com as eleições para as/os representantes que vão assumir o mandato para o triênio 2023/2026 marcadas para acontecer ainda nesta semana, nos próximos dias 14, 15 e 16 de março.

Para esta eleição, serão preenchidos cargos efetivos e suplentes, sendo nove membros efetivos (Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários, 1º e 2º Tesoureiros, três membros do Conselho Fiscal) e nove membros suplentes.

A votação será feita novamente online, por meio de voto pela internet. O resultado deve ser divulgado no dia 17 de março, com prazo para recurso de 20 a 22 de março. Os resultados finais sairão entre os dias 06 e 08 de abril, com homologação entre os dias 28 e 30 de abril, e a posse das gestões eleitas entre os dias 15 e 17 de maio.

O processo eleitoral do Conjunto CFESS/CRESS dialoga diretamente com o Código de Ética da/do Assistente Social, tanto na luta pela “consolidação e ampliação da democracia”, quanto na “socialização da participação política” dentro dos espaços de decisão da categoria. Participe das eleições!

Links úteis

> Código de Ética da/do Assistente Social

> Audiolivro do Código de Ética (arquivo)

> Código de Ética em Libras

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região