30 horas: Cress-17 cobra compromisso de candidatos ao governo do Estado | CRESS-17

30 horas: Cress-17 cobra compromisso de candidatos ao governo do Estado

03/09/2010 as 3:52

Em debate realizado por sindicatos da área da saúde, Conselho cobrou posicionamento em relação à  implementação da Lei

Conselheira Aline Pandolfi do Cress-17: “qual o comprometimento com as 30 horas”?

O Conselho Regional de Serviço Social da 17ª Região (Cress-17) participou de um debate com os candidatos ao governo do Estado, promovido por sindicatos da área da saúde, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), em Vitória, no dia 31 de agosto.

O Cress-17 foi cobrar o posicionamento dos candidatos em relação à Lei sancionada pelo presidente Lula, no dia 26 de agosto, que define a jornada máxima de trabalho de assistentes sociais em 30 horas semanais sem redução de salário.

A conselheira Aline Fardin Pandolfi representou o Conselho. Ela levou o questionamento que é de grande interesse da categoria: “Como o(a) candidato(a) a governador(a) vai implementar a Lei das 30 horas no Estado?”.

“Vamos cumprir a lei”
Por questão de conflitos em agenda, os candidatos Renato Casagrande (PSB) e Luiz Paulo (PSDB) não compareceram ao debate, organizado por sindicatos da saúde.

Apenas a candidata Brice Bragatto (Psol) marcou presença. Ela respondeu o questionamento do Cress-17, levado pela conselheira Aline, que ponderou algumas situações ao fazer a pergunta.

Segundo a conselheira, alguns profissionais têm ligado para o Cress-17 preocupados com possíveis demissões, sobretudo nas empresas.

Aline disse que o Conselho já acionou o Ministério Público do Trabalho e vai recorrer a todos os aparatos legais para fazer garantir a implementação das 30 horas, sem qualquer prejuízo para os assistentes sociais.

Por isso, o Cress-17 quis saber qual o comprometimento da candidata com os profissionais, uma vez que o apoio do Executivo será de fundamental importância para essa implementação. A candidata do Psol revelou sua posição.

“Foi uma conquista muito grande. Estamos de parabéns. Vamos encontrar muitas barreiras. Se eleita, vamos cumprir a lei”, revelou Brice, que tem formação em Serviço Social.

De acordo com ela, para a implementação das 30 horas será preciso debate em torno do tema.

“É um processo para se debater, fazer negociação. Vou tratar a lei como uma conquista histórica dos trabalhadores. E não se pode brincar com essas questões”, argumentou.

Como os demais candidatos não compareceram ao debate, o Conselho pretende procurá-los para discutir sobre a implementação da Lei, em um possível governo.

A luta continua!
O Cress-17 convoca os assistentes sociais do Estado a se mobilizarem pela implementação imediata do PL 30 horas.

Confira a “Carta aos Assistentes Sociais”, produzida pelo Cress-17 e se mobilize, pois esta luta também é sua!