Nova reunião com a PMV e uma audiência pública já estão marcadas. TRT-ES se posiciona a favor dos assistentes sociais!
A luta não para! Mobilização da categoria teve início na manhã desta quinta, 14
A pressão em torno da implantação da Lei das 30 horas segue a todo vapor! Cerca de 100 assistentes sociais realizaram nesta quinta-feira, 14, mais uma manifestação em frente à Prefeitura Municipal de Vitória (PMV).
Os profissionais fizeram muito barulho, cobrando do prefeito João Coser a aplicação da Lei 12.317/2010, que estabelece a jornada de trabalho em 30 horas semanais, sem a redução salarial para os assistentes sociais de todo Brasil.
Eles entraram na sede do Executivo e cantaram palavras de ordem, chamando atenção de todos que estavam na PMV. O manifesto foi divulgado pela imprensa capixaba, inclusive.
Protesto alterou a rotina do Palácio Jerônimo Monteiro
Reunião
O ato da categoria surtiu efeito. A comissão de negociação dos assistentes sociais com a PMV se reunirá novamente com a secretária de Gestão Estratégica Marinely Magalhães, no dia 21 de outubro, às 17h30, na prefeitura.
A comissão é composta pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindsmuvi), pelo Sindicato dos Servidores Municipais Único da Saúde de Vitória (Sismuvi), pelo Conselho Regional de Serviço Social da 17ª Região/ES (Cress-17) e por assistentes sociais da PMV.
Além disso, a categoria foi convidada para a audiência pública na Câmara Municipal de Vitória, no dia 27 de outubro, às 14h, para ampliar a discussão em torno da implantação da Lei das 30 horas.
Apoio do TRT-ES
A conselheira do Cress-17 Aline Fardin Pandolfi fez questão de revelar a posição do Tribunal Regional do Trabalho no Espírito Santo (TRT-ES) em relação à Lei das 30 horas.
“O Cress-17 já esteve no Tribunal Regional do Trabalho, e a presidente (do TRT-ES) colocou que está do lado dos trabalhadores e que a lei precisa ser cumprida”, informou Aline.
Em favor da lei! Conselheira mostra a posição do TRT-ES
Ela ainda convidou a categoria para assembleia geral do Conselho, prevista para o dia 19 de outubro, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em que a Lei das 30 horas estará na pauta de discussão.
Convocação
A vice-presidente do Sindsmuvi, Waleska Timóteo, foi quem informou à categoria sobre o agendamento da reunião com a secretária da PMV, no dia 21 de outubro. Ela fez questão de convocar os profissionais para participarem.
“Vamos fazer uma vigília aqui em frente à prefeitura. A comissão vai entrar para conversar com Marinely, mas a categoria tem que marcar presença aqui para fazer pressão e saber dos encaminhamentos da reunião”, convocou Waleska.
A presidente do Sindsmuvi, Verônica Grillo, também destacou a importância da mobilização dos assistentes sociais para reforçar a audiência pública do dia 27 de outubro, na Câmara de Vitória.
“Vamos notificar oficialmente os gestores para que os assistentes sociais possam participar da audiência. E os assistentes sociais devem se mobilizar e levar até as pessoas que eles atendem na comunidade para audiência”, argumentou a presidente do Sindsmuvi.
Corte do ponto
Alguns assistentes sociais relataram que sofreram ameaças em seus locais de trabalho por avisarem que participariam do ato público desta quinta-feira, 14.
Waleska: “não ao corte do ponto”
Mas a vice-presidente do Sindsmuvi, Waleska Timóteo, frisou que a secretária Marinely não confirmou que vai haver o corte de ponto. Afinal, segundo Waleska, é Marinely quem decide isso.
“Nós temos uma reunião hoje (dia 14) com a Marinely (para discutir pauta de servidores da educação infantil), e vamos reforçar com ela essa questão do corte do ponto, que não pode acontecer”, disse.
Waleska também ressaltou que o Sindsmuvi vai realizar um ato na PMV, no dia 20 de outubro, para discutir sobre a desvalorização de outros servidores do município. E que nesta oportunidade, o sindicato vai ratificar sobre as possíveis ameaças de corte de ponto.
Setembro
O ato público desta quinta-feira, 14 de outubro, foi o segundo realizado pelos profissionais da PMV, pelo Sindsmuvi, Sismuvi e pelo Cress-17. Essa manifestação contou ainda com a participação do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Espírito Santo (Sindsaúde-ES), que vai tocar a mobilização pela implantação da Lei das 30 horas em nível Estadual.
Confira o manifesto do dia 29 de setembro, também em frente à PMV, e seus desdobramentos, como a outra reunião já realizada com a secretária Marinely.
E entre nesta luta, assistente social. Que acima de tudo é sua e depende muito de você!
Criatividade
Veja aqui o vídeo da manifestação do dia 14, que contou com um grito de ordem diferente do ato de setembro.
O CRESS-ES comunica a toda categoria que não haverá expediente na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, sendo decretado ponto facultativo pelo Governo do Espírito Santo. Os atendimentos serão retomados na terça, dia 24 de maio. Agradecemos a compreensão de todas/os!
20/05/2022 as 11:00
A categoria de Assistentes Sociais do Espírito Santo esteve reunida, nesta terça-feira (17/05), para celebrar o Dia do/da Assistente Social, data celebrada no dia 15 de Maio. Com a presença das professoras Eblin Farage (UFF) e Maria Helena Elpídio (UFES), a mesa principal tratou sobre a importância da participação do Serviço Social nas lutas da […]
19/05/2022 as 3:47
O CFESS lançou no dia 30 de abril uma pesquisa sobre o perfil da comunicação do CFESS, com o objetivo de conhecer e entender como a categoria de assistentes sociais tem buscado e recebido informações sobre a profissão. Com a pesquisa, o Conselho quer compreender também as preferências sobre o acesso ao conteúdo produzido pelo […]
19/05/2022 as 10:37
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado hoje, dia 18 de maio, é uma das lutas que, há muito tempo, fazem parte da agenda política de Assistentes Sociais. E muito dessa relação se constrói porque parte da nossa categoria está presente atuando profissionalmente, em instituições que acolhem e atendem pessoas que vivem com transtornos mentais, […]
18/05/2022 as 10:28