30 horas: profissionais de Vitória continuam na luta pela implantação da lei | CRESS-17

30 horas: profissionais de Vitória continuam na luta pela implantação da lei

14/10/2010 as 6:46

Nova reunião com a PMV e uma audiência pública já estão marcadas. TRT-ES se posiciona a favor dos assistentes sociais!

A luta não para! Mobilização da categoria teve início na manhã desta quinta, 14

A pressão em torno da implantação da Lei das 30 horas segue a todo vapor! Cerca de 100 assistentes sociais realizaram nesta quinta-feira, 14, mais uma manifestação em frente à Prefeitura Municipal de Vitória (PMV).

Os profissionais fizeram muito barulho, cobrando do prefeito João Coser a aplicação da Lei 12.317/2010, que estabelece a jornada de trabalho em 30 horas semanais, sem a redução salarial para os assistentes sociais de todo Brasil.

Eles entraram na sede do Executivo e cantaram palavras de ordem, chamando atenção de todos que estavam na PMV. O manifesto foi divulgado pela imprensa capixaba, inclusive.

Protesto alterou a rotina do Palácio Jerônimo Monteiro

Reunião
O ato da categoria surtiu efeito. A comissão de negociação dos assistentes sociais com a PMV se reunirá novamente com a secretária de Gestão Estratégica Marinely Magalhães, no dia 21 de outubro, às 17h30, na prefeitura.

A comissão é composta pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindsmuvi), pelo Sindicato dos Servidores Municipais Único da Saúde de Vitória (Sismuvi), pelo Conselho Regional de Serviço Social da 17ª Região/ES (Cress-17) e por assistentes sociais da PMV.

Além disso, a categoria foi convidada para a audiência pública na Câmara Municipal de Vitória, no dia 27 de outubro, às 14h, para ampliar a discussão em torno da implantação da Lei das 30 horas.

Apoio do TRT-ES
A conselheira do Cress-17 Aline Fardin Pandolfi fez questão de revelar a posição do Tribunal Regional do Trabalho no Espírito Santo (TRT-ES) em relação à Lei das 30 horas.

“O Cress-17 já esteve no Tribunal Regional do Trabalho, e a presidente (do TRT-ES) colocou que está do lado dos trabalhadores e que a lei precisa ser cumprida”, informou Aline.

Em favor da lei! Conselheira mostra a posição do TRT-ES

Ela ainda convidou a categoria para assembleia geral do Conselho, prevista para o dia 19 de outubro, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em que a Lei das 30 horas estará na pauta de discussão.

Convocação
A vice-presidente do Sindsmuvi, Waleska Timóteo, foi quem informou à categoria sobre o agendamento da reunião com a secretária da PMV, no dia 21 de outubro. Ela fez questão de convocar os profissionais para participarem.

“Vamos fazer uma vigília aqui em frente à prefeitura. A comissão vai entrar para conversar com Marinely, mas a categoria tem que marcar presença aqui para fazer pressão e saber dos encaminhamentos da reunião”, convocou Waleska.

A presidente do Sindsmuvi, Verônica Grillo, também destacou a importância da mobilização dos assistentes sociais para reforçar a audiência pública do dia 27 de outubro, na Câmara de Vitória.

“Vamos notificar oficialmente os gestores para que os assistentes sociais possam participar da audiência. E os assistentes sociais devem se mobilizar e levar até as pessoas que eles atendem na comunidade para audiência”, argumentou a presidente do Sindsmuvi.

Corte do ponto
Alguns assistentes sociais relataram que sofreram ameaças em seus locais de trabalho por avisarem que participariam do ato público desta quinta-feira, 14.

Waleska: “não ao corte do ponto”

Mas a vice-presidente do Sindsmuvi, Waleska Timóteo, frisou que a secretária Marinely não confirmou que vai haver o corte de ponto. Afinal, segundo Waleska, é Marinely quem decide isso.

“Nós temos uma reunião hoje (dia 14) com a Marinely (para discutir pauta de servidores da educação infantil), e vamos reforçar com ela essa questão do corte do ponto, que não pode acontecer”, disse.

Waleska também ressaltou que o Sindsmuvi vai realizar um ato na PMV, no dia 20 de outubro,  para discutir sobre a desvalorização de outros servidores do município. E que nesta oportunidade, o sindicato vai ratificar sobre as possíveis ameaças de corte de ponto.

Setembro
O ato público desta quinta-feira, 14 de outubro, foi o segundo realizado pelos profissionais da PMV, pelo Sindsmuvi, Sismuvi e pelo Cress-17. Essa manifestação contou ainda com a participação do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Espírito Santo (Sindsaúde-ES), que vai tocar a mobilização pela implantação da Lei das 30 horas em nível Estadual.

Confira o manifesto do dia 29 de setembro, também em frente à PMV, e seus desdobramentos, como a outra reunião já realizada com a secretária Marinely.

E entre nesta luta, assistente social. Que acima de tudo é sua e depende muito de você!

Criatividade
Veja aqui o vídeo da manifestação do dia 14, que contou com um grito de ordem diferente do ato de setembro.

Leia sobre a assembleia que decidiu sobre o ato público do dia 14, que mostra a luta e o empenho do Cress-17 em torno da aplicação da Lei das 30 horas.