O 46º Congresso Nacional CFESS/CRESS começou nesta quinta-feira (7), em Brasília, com muita disposição das/os participantes. Com uma média de 200 pessoas no auditório, a mesa de abertura foi composta pela presidenta do CFESS, Josiane Soares, pelo representante da ENESSO, José Lucas, pela representante da ABEPSS, Maria Helena Elpídio, e pela representante do CRESS-DF, Rafaela Lobão. A presidenta do CFESS fez uma análise das dificuldades que serão enfrentadas nesta gestão, especialmente por conta da atual conjuntura nacional.
Josiane Soares ressaltou que as reformas promovidas pelo governo Temer, especialmente a reforma da Previdência, afetará todas/os trabalhadoras/es, inclusive as/os assistentes sociais. “A classe trabalhadora vem reagindo à crise, apostando nas lutas sociais com os atos unificados da esquerda brasileira, como o Ocupa Brasília”, ressaltou. Já o representante da ENESSO, José Lucas, destacou as dificuldades enfrentadas por estudantes devido às perseguições políticas e o desmonte das universidades públicas.
A aproximação do CFESS e dos CRESS foi destaque na fala de Rafaela Soares, do CFESS-DF. Já Maria Helena Elpídio lembrou da importância da construção de um alinhamento político da ABEPSS, da ENESSO e do Conjunto CFESS/CRESS que alcance todas/os as/os assistentes sociais. “Esta é uma articulação histórica e tem um grande significado político e ético no direcionamento da luta contra essa conjuntura tão adversa que vivemos”, destacou.
Memórias da ditadura militar
A abertura contou também com o importante lançamento do livro “Serviço Social, memórias e resistências contra a ditadura”, que é um compilado de depoimentos de assistentes sociais que lutaram contra a opressão nos anos de chumbo. Tânia Ramos e Maurílio Matos, que participaram da organização do livro e que compuseram a última gestão do CFESS (2014-2017), apontaram dificuldades que alguns profissionais tiveram em abrir esta página tão dolorosa de suas vidas.
Análise de conjuntura e organização do encontro
A última mesa do dia foi composta por Eblin Farange, assistente social e presidenta do ANDES, e pela presidenta do CFESS, Josiane Soares. Eblin fez uma análise de conjuntura sobre o momento político enfrentado pelo Brasil e o mundo. Farange lembrou que o entendimento da atual conjuntura é fundamental para que a categoria planeje os próximos três anos da gestão, já que as reformas votadas no Congresso Nacional afetam diretamente todos/as os/as profissionais.
Josiane Soares destacou a metodologia que será utilizada nos três dias restantes de encontro. O papel das/dos assistentes sociais na construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária foi ressaltada em sua fala, passando pelas mais diversas áreas que asseguram garantias e direitos e promovem o respeito à diversidade no nosso país.
Continue acompanhando a cobertura do evento aqui e em nosso perfil no Facebook: www.facebook.com/cress17/
#CRESS17 #GestaoTemposDeResistir #EncontroNacional #conjuntocfesscress
O respeito ao nome social consiste em um importante direito fundamental para a população trans e travesti, mas ainda há muita a ser feito pela garantia e a ampliação dos direitos dessas pessoas, em especial em proteção às suas vidas. Hoje é o dia da visibilidade trans e o CRESS/ES aproveita para relembrar ao menos […]
27/01/2023 as 5:37
A Comissão Regional Eleitoral informa a inscrição da chapa única “Quem escolhe a luta não recusa a travessia” para as Eleições CFESS-CRESS – Triênio 2023-2026. A inscrição ocorreu dentro do prazo regimental. Os nomes, números de registro em ordem de cargos pode ser conferido no final da matéria. Considerando o calendário eleitoral, o prazo para […]
20/01/2023 as 5:55
Confira a primeira lista com o número de inscrição das/dos assistentes sociais que atuam no Espírito Santo e estão aptas/os para votar nas eleições do Conjunto CFESS-CRESS, nos dias 14, 15 e 16 de março de 2023. A lista atualizada será publicada, quinzenalmente, até o dia da votação. É importante que as/os profissionais confiram a […]
16/01/2023 as 4:31
As entidades representativas da categoria de Assistentes Sociais – Conjunto CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO – repudiam todos os atos terroristas que ocorreram nesse domingo, 08 de janeiro de 2023, na capital do Brasil – Brasília. Esses atos terroristas, sem precedentes, evocam uma tentativa fracassada, mas perigosa, de golpe de Estado com ataque frontal às liberdades […]
09/01/2023 as 10:41