46º Encontro Nacional CFESS/CRESS: luta e resistência | CRESS-17

46º Encontro Nacional CFESS/CRESS: luta e resistência

08/09/2017 as 6:18

Compartilhe:

O 46º Congresso Nacional CFESS/CRESS começou nesta quinta-feira (7), em Brasília, com muita disposição das/os participantes. Com uma média de 200 pessoas no auditório, a mesa de abertura foi composta pela presidenta do CFESS, Josiane Soares, pelo representante da ENESSO, José Lucas, pela representante da ABEPSS, Maria Helena Elpídio, e pela representante do CRESS-DF, Rafaela Lobão. A presidenta do CFESS fez uma análise das dificuldades que serão enfrentadas nesta gestão, especialmente por conta da atual conjuntura nacional.

Josiane Soares ressaltou que as reformas promovidas pelo governo Temer, especialmente a reforma da Previdência, afetará todas/os trabalhadoras/es, inclusive as/os assistentes sociais. “A classe trabalhadora vem reagindo à crise, apostando nas lutas sociais com os atos unificados da esquerda brasileira, como o Ocupa Brasília”, ressaltou. Já o representante da ENESSO, José Lucas, destacou as dificuldades enfrentadas por estudantes devido às perseguições políticas e o desmonte das universidades públicas.

A aproximação do CFESS e dos CRESS foi destaque na fala de Rafaela Soares, do CFESS-DF. Já Maria Helena Elpídio lembrou da importância da construção de um alinhamento político da ABEPSS, da ENESSO e do Conjunto CFESS/CRESS que alcance todas/os as/os assistentes sociais. “Esta é uma articulação histórica e tem um grande significado político e ético no direcionamento da luta contra essa conjuntura tão adversa que vivemos”, destacou.

Memórias da ditadura militar

A abertura contou também com o importante lançamento do livro “Serviço Social, memórias e resistências contra a ditadura”, que é um compilado de depoimentos de assistentes sociais que lutaram contra a opressão nos anos de chumbo. Tânia Ramos e Maurílio Matos, que participaram da organização do livro e que compuseram a última gestão do CFESS (2014-2017), apontaram dificuldades que alguns profissionais tiveram em abrir esta página tão dolorosa de suas vidas.

Análise de conjuntura e organização do encontro

A última mesa do dia foi composta por Eblin Farange, assistente social e presidenta do ANDES, e pela presidenta do CFESS, Josiane Soares. Eblin fez uma análise de conjuntura sobre o momento político enfrentado pelo Brasil e o mundo. Farange lembrou que o entendimento da atual conjuntura é fundamental para que a categoria planeje os próximos três anos da gestão, já que as reformas votadas no Congresso Nacional afetam diretamente todos/as os/as profissionais.

Josiane Soares destacou a metodologia que será utilizada nos três dias restantes de encontro. O papel das/dos assistentes sociais na construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária foi ressaltada em sua fala, passando pelas mais diversas áreas que asseguram garantias e direitos e promovem o respeito à diversidade no nosso país.

Continue acompanhando a cobertura do evento aqui e em nosso perfil no Facebook: www.facebook.com/cress17/

#CRESS17 #GestaoTemposDeResistir #EncontroNacional #conjuntocfesscress

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região