A saúde é um direito universal! | CRESS-17

A saúde é um direito universal!

07/04/2022 as 7:45

Compartilhe:

A gestão “É preciso estar atenta e forte” reconhece a saúde como um direito universal. E, dessa forma, defende a saúde enquanto um serviço público, gratuito e de qualidade, destinado para atender a todas as pessoas.

Hoje, dia 07 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde, data instituída em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a sociedade acerca dos distintos fatores que afetam a saúde de todos/as nós. Mas a data também nos marca a importância de defendermos e lutarmos por uma saúde que seja, de fato, universal.

Nos últimos dois anos, a população mundial convive com a pandemia da Covid-19. São milhões de pessoas mortas, em nosso planeta, e mais de 650 mil somente no Brasil. Mas essa situação de crise sanitária também trouxe à tona as mazelas constantes do sistema capitalista. Apesar de “novo”, o vírus expôs velhos problemas sociais e estruturais, a exemplo das péssimas condições de trabalho, que se torna cada vez mais precarizado; assim como o racismo como questão determinante no acesso à saúde.

Em nosso país, a primeira vítima da Covid-19 foi uma mulher negra, de 57 anos, trabalhadora doméstica, que sofria de doenças crônicas e que era obrigada a seguir trabalhando. Diferentes pesquisas feitas no Brasil apontam que as pessoas negras foram as que mais morreram por Covid-19 e, também, as que menos foram vacinadas.

E se não fosse o Sistema Único de Saúde (SUS) a situação poderia ter sido ainda pior. Por isso que, neste dia de conscientização, o CRESS/ES reafirma o compromisso em defender o SUS e em lutar por um serviço de qualidade, que atenda a todas as pessoas e que garanta, ainda, a vacinação universal.

É fundamental que nossa luta, enquanto categoria, seja pela garantia do direito à saúde, envolvendo a participação social e eliminando barreiras ao acesso para essa política pública. A saúde pública deve e precisa ser eixo orientador e foco principal do Estado, com fortalecimento nos investimentos destinados para o setor e com valorização e reconhecimento das/os profissionais que atuam nesse serviço, incluindo Assistentes Sociais.

O SUS é um patrimônio do povo brasileiro!

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região