A gestão “É preciso estar atenta e forte” reconhece a saúde como um direito universal. E, dessa forma, defende a saúde enquanto um serviço público, gratuito e de qualidade, destinado para atender a todas as pessoas.
Hoje, dia 07 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde, data instituída em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a sociedade acerca dos distintos fatores que afetam a saúde de todos/as nós. Mas a data também nos marca a importância de defendermos e lutarmos por uma saúde que seja, de fato, universal.
Nos últimos dois anos, a população mundial convive com a pandemia da Covid-19. São milhões de pessoas mortas, em nosso planeta, e mais de 650 mil somente no Brasil. Mas essa situação de crise sanitária também trouxe à tona as mazelas constantes do sistema capitalista. Apesar de “novo”, o vírus expôs velhos problemas sociais e estruturais, a exemplo das péssimas condições de trabalho, que se torna cada vez mais precarizado; assim como o racismo como questão determinante no acesso à saúde.
Em nosso país, a primeira vítima da Covid-19 foi uma mulher negra, de 57 anos, trabalhadora doméstica, que sofria de doenças crônicas e que era obrigada a seguir trabalhando. Diferentes pesquisas feitas no Brasil apontam que as pessoas negras foram as que mais morreram por Covid-19 e, também, as que menos foram vacinadas.
E se não fosse o Sistema Único de Saúde (SUS) a situação poderia ter sido ainda pior. Por isso que, neste dia de conscientização, o CRESS/ES reafirma o compromisso em defender o SUS e em lutar por um serviço de qualidade, que atenda a todas as pessoas e que garanta, ainda, a vacinação universal.
É fundamental que nossa luta, enquanto categoria, seja pela garantia do direito à saúde, envolvendo a participação social e eliminando barreiras ao acesso para essa política pública. A saúde pública deve e precisa ser eixo orientador e foco principal do Estado, com fortalecimento nos investimentos destinados para o setor e com valorização e reconhecimento das/os profissionais que atuam nesse serviço, incluindo Assistentes Sociais.
O SUS é um patrimônio do povo brasileiro!
No dia 28 de setembro é celebrado o Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto, e o CRESS/ES traz duas sugestões de leituras para as/os assistentes sociais capixabas, contribuindo para o debate e fortalecendo as lutas em defesa dos direitos das mulheres. A primeira sugestão é a nota técnica “A […]
28/09/2023 as 7:30
Atenção, categoria. Agora é possível acessar aos Serviços Online do CRESS/ES e ter acesso total à sua situação financeira junto ao Conselho, inclusive para ter conhecimento se está ou não em dívida ativa. Acesse o site https://cress-es.implanta.net.br/servicosonline/ confira. Caso você esteja em dívida ativa, não será possível emitir novos boletos pelos Serviços Online. Para solucionar […]
27/09/2023 as 8:00
Atenção, categoria! O telefone fixo do CRESS/ES vem apresentando alguns defeitos, o que está dificultando o contato junto ao Conselho. O serviço de manutenção já foi acionado e o atendimento será restabelecido em breve. Enquanto isso, orientamos a todas/os que façam contato via email: cress@cress-es.org.br.
26/09/2023 as 3:58
A Oficina Regional da ABEPSS Leste, realizada entre os dias 23 e 25 de agosto, contou com a participação das conselheiras Lívia Silva de Queiroz e Rayanne Rocha Marcelino. O evento, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais (MG), envolveu as Unidades de Formação Acadêmica dos estados de Espírito Santo, […]
25/09/2023 as 8:00