Assistentes sociais fortalecem a luta pela democratização da comunicação | CRESS-17

Assistentes sociais fortalecem a luta pela democratização da comunicação

17/10/2018 as 12:19

Compartilhe:

 

Em 17 de outubro é celebrado o dia nacional de luta pela democratização da comunicação, que busca debater a concentração dos meios de comunicação no Brasil.

Para o conjunto CFESS-CRESS, “a comunicação tem papel estratégico no fortalecimento dos usuários e usuárias dos serviços e políticas sociais, na disputa pela função e imagem social da profissão e na construção de um poder popular com vistas à transformação das relações sociais”.

Por este motivo o CFESS, desde outubro de 2014, integra o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), organização social sem fins lucrativos, que luta pela transparência nas concessões de rádio e televisão; pela participação nas políticas públicas de comunicação; e por pluralidade, diversidade e democracia no sistema de telecomunicações. Segundo o FNTC “A democracia no Brasil não pode existir sem a efetiva democratização dos meios de comunicação”.

A comunicação perpassa o exercício profissional de assistentes sociais a todo momento: no atendimento aos/às usuários/as, na elaboração de documentos técnicos, quando os profissionais são retratados na televisão, no cinema e nos meios de comunicação em geral. Portanto, a comunicação e o uso que se faz dela não são neutros, é necessário defender o acesso à informação como direito e condição para a democracia.

 

Política de comunicação do conjunto CFESS-CRESS

Em consonância com a luta pela democratização da comunicação, o conjunto CFESS-CRESS possui uma política nacional de comunicação que estabelece posicionamentos éticos e políticos no processo de planejamento, produção e divulgação da informação para o conjunto da categoria. Seguem abaixo alguns princípios e objetivos norteadores da política:

• Defesa da comunicação como direito humano de se expressar, receber, difundir informações, ideias e opiniões por qualquer meio;

• Entendimento da comunicação como meio estratégico para a luta por um projeto societário fundamentado na emancipação humana;

• Fortalecimento de uma comunicação plural, no que diz respeito à imagem e à linguagem, priorizando a diversidade e combatendo o preconceito por questões de gênero, orientação sexual, raça, etnia, etc.

• Dar visibilidade ao Serviço Social e ao trabalho da categoria de assistentes sociais, em sintonia com o projeto ético-político, para fortalecer essa compreensão da profissão pela sociedade e pela população usuária;

• Fortalecer a articulação de ações conjuntas com movimentos sociais e com a população usuária em defesa de uma sociedade justa e igualitária.

Portanto, entendemos que a comunicação deve estar a serviço de toda sociedade, de forma a garantir a livre manifestação de opiniões plurais e a diversidade da cultura brasileira.

Conheça mais sobre o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação: http://fndc.org.br/

Faça o download da Política Nacional de Comunicação do conjunto CFESS-CRESS: http://www.cfess.org.br/arquivos/3a-PoliticaComunicacaoCfessCress-2016.pdf

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região