Assistentes Sociais na luta contra o abuso e a violência policial | CRESS-17

Assistentes Sociais na luta contra o abuso e a violência policial

26/06/2021 as 7:30

Compartilhe:

Há décadas o Estado promove uma guerra contra as drogas. Mas a guerra, de fato, tem alvo muito bem determinado: a população negra periférica. Por meio de uma batalha diária, o Estado diz lutar contra o tráfico e o abuso de drogas. Mas o abuso e a violência endereçada às periferias brasileiras apenas reforça uma prática de exclusão e extermínio que leva milhares de vidas à morte: vidas pretas, especialmente jovens!

Neste ano de 2021, uma dessas ações de extermínio aconteceu na Favela de Jacarézinho, no Rio de Janeiro. A violenta ação policial resultou em 25 mortes. E tudo isso durante uma pandemia que já matou 500 mil pessoas em nosso país. Um projeto político e racista, de destruição! Mas Jacarézinho também é aqui.

O extermínio da população negra é promovido nacionalmente, e infelizmente não é diferente no Espírito Santo. Somente em nosso estado, segundo os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020, houve o registro de 26 mortes decorrentes da violência policial no primeiro semestre do ano passado. Um aumento de 44,4% se comparado com os primeiros seis meses de 2019. Bem acima do crescimento nacional, de 6,6% em média.

Para nossa categoria é fundamental defender a vida, especialmente os segmentos mais vitimizados, que têm os direitos retirados cada dia mais e seguem sendo perseguidos/as e assassinados/as pelo Estado. Nossa luta também é contra o abuso e a violência policial. Parem de nos matar!

Confira o posicionamento do CFESS, da ABEPSS e da ENESSO contra a violência policial. Clique aqui!

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região