Ato Médico: protesto confirmado para o dia 09 de maio no ES | CRESS-17

Ato Médico: protesto confirmado para o dia 09 de maio no ES

27/04/2012 as 10:28

Data da manifestação nacional será no dia 30, mas protesto capixaba segue mantido a partir das 09h, em frente à Ales

A manifestação nacional contra o Ato Médico mudou de data. Ela será realizada, em Brasília, no dia 30 de maio. Porém, o protesto em Vitória está mantido para o dia 09 do mesmo mês, a partir das 09h, em frente à Assembleia Legislativa.

O CRESS-17 e os conselhos regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-6), de Fonoaudiologia (Crefono-4), de Psicologia (CRP-16) e de Enfermagem (Coren-ES) vão marcar presença no ato, que visa alertar à sociedade capixaba sobre os retrocessos que o Ato Médico causará às profissões da saúde, caso seja aprovado.

O projeto está na Comissão de Educação do Senado Federal. Há a previsão de que no dia 25 de abril seja realizada uma audiência pública para debater o texto, na própria comissão.

Após participarem do ato regional, os conselhos vão buscar formas de enviar representantes ao ato nacional, no Distrito Federal, no final de maio.

Vídeo e impressos

A mobilização e manifestação contra o Ato Médico contará com vídeo e impressos. As assessorias de Comunicação dos conselhos envolvidos trabalham na produção de um vídeo, que será lançado na internet e em redes sociais, como forma de apoio à mobilização contra o Ato Médico.

Além disso, materiais impressos produzidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) vão reforçar o ato público e a luta em geral contra a aprovação do projeto que fere a autonomia de diversas profissões da saúde.

Reunião com senadores

A conselheira do Crefono-4 Victoria Valentim informou que a reunião com a senadora pelo Espírito Santo, Ana Rita, realizada no dia 30 de março, em Vitória, “foi um sucesso”.

A parlamentar, que é assistente social, se colocou como aliada à luta contra os artigos do projeto do ato médico que representam maior retrocesso para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ana Rita integra a Comissão de Educação do Senado Federal, em Brasília, onde atualmente se encontra o PL do Ato Médico.

A reunião com o senador capixaba Magno Malta, prevista para o dia 04 de abril, em Brasília, foi cancelada. Mas, em breve, será marcada uma nova agenda com o senador.

Veja mais sobre o Ato Médico.