Data da manifestação nacional será no dia 30, mas protesto capixaba segue mantido a partir das 09h, em frente à Ales
A manifestação nacional contra o Ato Médico mudou de data. Ela será realizada, em Brasília, no dia 30 de maio. Porém, o protesto em Vitória está mantido para o dia 09 do mesmo mês, a partir das 09h, em frente à Assembleia Legislativa.
O CRESS-17 e os conselhos regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-6), de Fonoaudiologia (Crefono-4), de Psicologia (CRP-16) e de Enfermagem (Coren-ES) vão marcar presença no ato, que visa alertar à sociedade capixaba sobre os retrocessos que o Ato Médico causará às profissões da saúde, caso seja aprovado.
O projeto está na Comissão de Educação do Senado Federal. Há a previsão de que no dia 25 de abril seja realizada uma audiência pública para debater o texto, na própria comissão.
Após participarem do ato regional, os conselhos vão buscar formas de enviar representantes ao ato nacional, no Distrito Federal, no final de maio.
Vídeo e impressos
A mobilização e manifestação contra o Ato Médico contará com vídeo e impressos. As assessorias de Comunicação dos conselhos envolvidos trabalham na produção de um vídeo, que será lançado na internet e em redes sociais, como forma de apoio à mobilização contra o Ato Médico.
Além disso, materiais impressos produzidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) vão reforçar o ato público e a luta em geral contra a aprovação do projeto que fere a autonomia de diversas profissões da saúde.
Reunião com senadores
A conselheira do Crefono-4 Victoria Valentim informou que a reunião com a senadora pelo Espírito Santo, Ana Rita, realizada no dia 30 de março, em Vitória, “foi um sucesso”.
A parlamentar, que é assistente social, se colocou como aliada à luta contra os artigos do projeto do ato médico que representam maior retrocesso para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ana Rita integra a Comissão de Educação do Senado Federal, em Brasília, onde atualmente se encontra o PL do Ato Médico.
A reunião com o senador capixaba Magno Malta, prevista para o dia 04 de abril, em Brasília, foi cancelada. Mas, em breve, será marcada uma nova agenda com o senador.
Assistentes sociais que não estejam exercendo sua profissão podem solicitar o cancelamento do registro profissional. O cancelamento é feito na plataforma dos serviços online. Segue link com orientações para tal procedimento: http://www.cress-es.org.br/cancelamento-do-registro-profissional/. E ao fazer a solicitação até o dia 28 de dezembro, você consegue evitar a cobrança da anuidade de 2024. Lembrando que a […]
28/11/2023 as 8:00
No dia 11 de dezembro de 2023, o CRESS/ES fará o “ENCONTRO CRESS/ES 40 ANOS: memórias, resistências e desafios do presente e do futuro”, para celebrar os 40 anos do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo. O evento, previsto para acontecer das 16h30 às 20h, será no Auditório Manoel Vereza, que fica no […]
27/11/2023 as 9:49
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS/ES traz cinco sugestões de leitura para quem deseja conhecer e estudar sobre o tempo de cuidado, não ou mal remunerado, assim como o conceito de familismo. Esse tema repercutiu entre candidatos na prova do ENEM 2023, mas já vinha sendo fruto de pesquisas e debates contemporâneos. […]
27/11/2023 as 7:30
No dia 28 de novembro, próxima terça-feira, a Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS/ES realiza a última reunião do ano de 2023. O encontro será presencial e está previsto para começar a partir das 15 horas, na sede do CRESS/ES com momentos especiais, sendo: 1. Debate sobre o texto “Desafios para o Serviço […]
24/11/2023 as 11:00