CFESS e CRESS-17 participaram do evento que lotou o auditório da Assembléia Legislativa, no dia 26 de maio
O auditório de eventos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) ficou lotado na noite de 26 de maio de 2011. Cerca de 200 assistentes sociais e estudantes de Serviço Social participaram da audiência pública sobre a implantação da Lei Federal 12.317/2010 (Lei das 30 horas). Uma comissão efetiva, composta por profissionais e com a participação do deputado estadual Roberto Carlos, foi criada.
Essa comissão promoverá uma série de ações voltadas para os órgãos que ainda descumprem a Lei das 30 horas. A audiência foi realizada pela Comissão de Cidadania da Casa, por solicitação do deputado Roberto Carlos.
A mesa do debate contou com representantes das secretarias de Estado de Gestão e Recursos Humanos e da Saúde. Também presentes a promotora e diretora de Apoio da Cidadania Comunitária do Ministério Público Estadual (MPES), Sandra Maria Ferreira, a membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) Naiara Campos, além de representantes do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e do Conselho Regional de Serviço Social da 17ª Região/ES (CRESS-17).
A audiência pública foi realizada por iniciativa de um grupo de assistentes sociais que foi à Ales buscando um espaço para discutir a aplicação da Lei das 30 horas.
Vídeo lembra a luta do Conjunto
Antes do início dos trabalhos da audiência, um vídeo produzido pela assessoria de Comunicação do Conselho Federal mostrou toda a luta do Conjunto CFESS/CRESS para aprovação da Lei 12.317/2010.
A conselheira do CFESS Juliana Iglesias Melim lembrou a expressão dessa conquista para categoria.
“Essa luta expressa o compromisso ético dos assistentes sociais brasileiros com os serviços prestados pelos assistentes sociais. E não é uma luta corporativa. É uma vitória não só dos assistentes sociais do Espírito Santo ou do Brasil, é uma vitória da classe trabalhadora, que é o que nós somos”, explicou.
Ela também destacou que a alteração que a Lei das 30 horas promoveu na legislação da profissão.
“A Lei das 30 horas altera a Lei Federal 8.662/1993, que regulamenta o exercício do assistente social em todo o Brasil. E se ela altera a regulamentação da profissão não vejo justificativa para uns órgãos implementarem e outros não”, concluiu a conselheira.
O CRESS-17 foi representado pelo seu assessor Jurídico, o advogado Saulo Salvado Salmão.
Tribuna popular da Ales e Amunes
A audiência também serviu para abrir novos espaços de luta contra os locais que ainda não adotaram as 30 horas. O deputado Roberto Carlos convidou a conselheira do CFESS Juliana Iglesias Melim para fazer uso da tribuna popular da Ales em defesa da lei. A data ainda será marcada.
Alem disso, foi levantada a possibilidade de uma reunião com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) para se discutir a implantação das 30 horas nas prefeituras que ainda não adotaram a redução da carga horária sem redução salarial, como prevê a lei.
A conselheira Juliana Iglesias Melim se colocou à disposição, enquanto CFESS, para participar dessa reunião, caso ela venha a ocorrer. O deputado Roberto Carlos ficou de solicitar à Comissão de Direitos Humanos da Ales para que esta proponha à Amunes uma reunião para discutir a situação.
Observatório das 30 horas
As ações do CRESS-17 referentes à mobilização em torno da Lei das 30 horas foram lembradas na audiência. Entre elas, a reunião do Conselho com o Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo (MPT-ES), o Observatório das 30 horas, seção do site do Conselho com todas as notícias relacionadas ao cumprimento ou não da lei, etc.
Na última semana, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), entidade de direito público que regulamenta, normatiza e orienta a profissão de Serviço Social no Brasil, tomou conhecimento de um vídeo que circula nas redes sociais, pelo qual uma advogada, que se identifica como Procuradora de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional […]
05/03/2021 as 10:27
O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 17ª Região/ES apresenta algumas orientações importantes às/aos assistentes sociais que têm buscado o Conselho para solicitar sua inscrição profissional (primeiro registro) ou, no caso das/dos que estão com o registro cancelado, a reinscrição profissional, em especial pela participação em processos seletivos ou outras formas de contratação para […]
02/03/2021 as 10:00
Nesta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, o atendimento remoto do CRESS-ES estará com período reduzido, funcionando das 12h30 às 16h30. Os/As trabalhadores/as do CRESS-ES farão uma reunião, neste dia, das 16h30 às 18h30. Nos demais dias desta semana, o atendimento remoto será realizado das 12h30 às 18h30. Lembrando que os contados podem ser feitos por […]
22/02/2021 as 9:57
O Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região (CRESS-ES) está com um novo site para melhor divulgar seus dados e informações que sejam de interesse da categoria e de toda sociedade. O “Portal da Transparência CRESS-ES” pode ser acessado pelo https://cress-es.implanta.net.br/portaltransparencia/#publico/inicio. Para ser possível viabilizar o site e tornar os dados do Conselho informatizados, de […]
19/02/2021 as 10:17