Audiência pública para debater políticas voltadas a pessoas em situação de rua | CRESS-17

Audiência pública para debater políticas voltadas a pessoas em situação de rua

29/07/2017 as 6:40

No dia 28 de junho de 2017, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), ocorreu audiência pública para discutir as atuais condições das pessoas em situação de rua no Estado, coordenada pela Comissão de Assistência Social do Poder Legislativo. Alguns elementos foram levados pelo professor do Departamento de Geografia da UFES, Igor Martins Ribeiro Robaina, pela procuradora de Justiça e dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa Comunitária (CACO) do Ministério Público, Célia Lúcia Vaz de Araújo, e pela presidente do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Rosângela Cândido Nascimento Roseno. Outras instituições também estiveram presentes e realizaram apontamentos, como representantes da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, OAB, Defensoria Pública e o CRESS-ES. O plenário teve a participação do poder público, entidades e sociedade civil.

A assistente social do Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa em Situação de Rua e Catadoras de Materiais Recicláveis no ES (CEEDH) Neiriele Marques da Silva, que compõe a Comissão de Ética e Direitos Humanos, foi indicada por esse espaço para debater sobre as violações de direitos sofridas pela população em situação de rua. A profissional teve a oportunidade de expor e reafirmar o compromisso em defesa da vida, e de uma ordem social libertária, em que o direito de viver com dignidade seja pleno e universal. Neste sentido afirmou: “o debate sobre a população em situação de rua se faz urgente para que as políticas possam ser abordadas de forma intersetorial. O CRESS se posiciona na defesa intransigente dos direitos, como preconizado em seus documentos”, finalizou.