Avaliação, aprendizado e muita emoção no 49º Encontro Descentralizado da Região Sudeste | CRESS-17

Avaliação, aprendizado e muita emoção no 49º Encontro Descentralizado da Região Sudeste

11/08/2022 as 5:13

Compartilhe:

Durante os dias 05 e 07 de agosto, a cidade de Vitória/ES recebeu o 49º Encontro Descentralizado da Região Sudeste, reunindo os CRESS do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo para avaliação das ações realizadas pela região no triênio 2020-2023.

Com o tema Trabalhadoras do Brasil: “É preta, é pobre e não anda sozinha”. É na luta que a nossa classe refaz o caminho, o encontro foi realizado na UFES, com participação apenas das delegações de cada estado. Um dia antes, no dia 04 de agosto, houve o encontro presencial dos Fóruns das Comissões Permanentes de Ética (CPEs) e das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs) da Região Sudeste, também na UFES.

Encontro Descentralizado

 

O primeiro dia do encontro da Região Sudeste foi marcado por emoção. Logo na abertura do evento, a apresentação do Grupo de Congo União, formado pelo Centro de Convivência de Maria Ortiz, emocionou os participantes e deu o tom de como seriam os passos das atividades que estavam por vir.

Já na mesa de abertura, que contou com a participação do CFESS, da ABEPSS, da UFES e da ENESSO, além do CRESS-ES, CRESS-RJ, CRESS-SP e CRESS-MG, cada uma das representantes trouxe no discurso a importância do momento de avaliação em conjunto ser realizada de forma presencial, reconhecendo as dificuldades dos últimos anos e reforçando a importância da união e do trabalho coletivo das gestões, principalmente para superar todos os desafios.

O espaço, inicialmente planejado para avaliação, tornou-se também um momento de trocas e de muito aprendizado. A conferência de abertura, comandada pela professora e doutora Gracyelle Costa (UFRJ), apontou para uma análise da conjuntura atual, reforçando os obstáculos apresentados para os percursos do Serviço Social, e convidando a todas/os para uma avaliação crucial do atual momento político e social do país.

Ainda no primeiro dia, foi lido e aprovado o regimento interno do encontro, além de serem passadas as orientações para os trabalhos dos grupos / eixos.

Avaliação

No sábado, dia 06, houve debate sobre a temática de Ética e Direitos Humanos, pela manhã, com os eixos de Orientação e Fiscalização e de Seguridade Social ficando para o período da tarde, seguidos dos eixos de Formação Profissional / Relações Internacionais e de Comunicação. O domingo, último dia do evento, contou com os debates a cerca do eixo Administrativo-financeiro e da Plenária Final.

Agora, as delegações da Região Sudeste se organizam para participarem do Encontro Nacional, previsto para acontecer já no próximo mês, em setembro, na cidade de Maceió, em Alagoas.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região