Campanha contra baixaria na TV divulga novo ranking de programas mais denunciados | CRESS-17

Campanha contra baixaria na TV divulga novo ranking de programas mais denunciados

11/02/2011 as 8:51

Compartilhe:

CFESS é um dos órgãos da sociedade civil apoiador do movimento

 

No último dia 6 de janeiro, a Coordenação Executiva da campanha “Quem financia a baixaria é contra a cidadania” divulgou o 18º ranking da baixaria na televisão. Parceiro do movimento desde outubro de 2009, o CFESS apoia a iniciativa, considerando essenciais ações que visem denunciar e coibir a veiculação, pelos meios de comunicação, de mensagens que firam direitos, especialmente presentes em programas humorísticos, quando disseminam ideias racistas, sexistas, machistas e contrárias à liberdade de orientação sexual, dentre outras violações.

Segundo a nova lista, o programa Pânico na TV, da RedeTV!, ficou em primeiro lugar, com 113 denúncias fundamentadas, a respeito de temas como exposição de pessoas ao ridículo, humor grotesco, excesso de nudez, palavras de baixo calão, dentre outros. Em seguida, aparecem os programas Brasil Urgente e Se Liga Bocão, da mesma emissora, A Fazenda, da Rede Record e, por fim, Chumbo Grosso, também da RedeTV!. De acordo com a Coordenação da campanha, desde a divulgação do último ranking, em maio de 2010, foram recebidas 892 denúncias de telespectadores, por meio do site (www.eticanatv.org.br) e do Disque-Câmara (0800-619619).

Vale ressaltar que, dos cinco primeiros programas que constam da lista recentemente divulgada, dois são reincidentes: o Pânico na TV  e o Se liga Bocão, da TV Itapoan, afiliada da Rede Record de Televisão.

Segundo a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, Kênia Augusta Figueiredo, o engajamento da entidade em movimentos como a campanha contra a baixaria na TV é fundamental, considerando que o CFESS atua em várias frentes em defesa dos direitos humanos e da ética. “A campanha compartilha dos princípios que norteiam a nossa atuação profissional e nossos compromissos ético-políticos em defesa de uma sociedade livre de todas as formas de opressão, discriminação e exploração”, reforça.

Saiba mais
A campanha “Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania” nasceu em 2002, fruto de deliberação da VII Conferência Nacional de Direitos Humanos, maior evento anual do setor no país. O objetivo foi criar um instrumento que promovesse o respeito aos princípios éticos e aos direitos humanos na televisão brasileira. Participaram da Conferência cerca de 1.500 pessoas, a grande maioria lideranças e militantes em direitos humanos. Muitos lutaram contra a censura no regime militar, e agora estão engajados na campanha para resgatar o significado contemporâneo da liberdade de expressão e de formação de uma opinião pública crítica baseada nos valores humanistas.

A campanha é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em parceria com entidades da sociedade civil, destinada a promover o respeito aos direitos humanos e à dignidade do cidadão nos programas da televisão brasileira. As denúncias podem ser feitas pelo site da campanha ou pelo Disque-Câmara (0800-619619).

 

*Fonte: site do CFESS.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região