CFESS é um dos órgãos da sociedade civil apoiador do movimento
No último dia 6 de janeiro, a Coordenação Executiva da campanha “Quem financia a baixaria é contra a cidadania” divulgou o 18º ranking da baixaria na televisão. Parceiro do movimento desde outubro de 2009, o CFESS apoia a iniciativa, considerando essenciais ações que visem denunciar e coibir a veiculação, pelos meios de comunicação, de mensagens que firam direitos, especialmente presentes em programas humorísticos, quando disseminam ideias racistas, sexistas, machistas e contrárias à liberdade de orientação sexual, dentre outras violações.
Segundo a nova lista, o programa Pânico na TV, da RedeTV!, ficou em primeiro lugar, com 113 denúncias fundamentadas, a respeito de temas como exposição de pessoas ao ridículo, humor grotesco, excesso de nudez, palavras de baixo calão, dentre outros. Em seguida, aparecem os programas Brasil Urgente e Se Liga Bocão, da mesma emissora, A Fazenda, da Rede Record e, por fim, Chumbo Grosso, também da RedeTV!. De acordo com a Coordenação da campanha, desde a divulgação do último ranking, em maio de 2010, foram recebidas 892 denúncias de telespectadores, por meio do site (www.eticanatv.org.br) e do Disque-Câmara (0800-619619).
Vale ressaltar que, dos cinco primeiros programas que constam da lista recentemente divulgada, dois são reincidentes: o Pânico na TV e o Se liga Bocão, da TV Itapoan, afiliada da Rede Record de Televisão.
Segundo a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, Kênia Augusta Figueiredo, o engajamento da entidade em movimentos como a campanha contra a baixaria na TV é fundamental, considerando que o CFESS atua em várias frentes em defesa dos direitos humanos e da ética. “A campanha compartilha dos princípios que norteiam a nossa atuação profissional e nossos compromissos ético-políticos em defesa de uma sociedade livre de todas as formas de opressão, discriminação e exploração”, reforça.
Saiba mais
A campanha “Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania” nasceu em 2002, fruto de deliberação da VII Conferência Nacional de Direitos Humanos, maior evento anual do setor no país. O objetivo foi criar um instrumento que promovesse o respeito aos princípios éticos e aos direitos humanos na televisão brasileira. Participaram da Conferência cerca de 1.500 pessoas, a grande maioria lideranças e militantes em direitos humanos. Muitos lutaram contra a censura no regime militar, e agora estão engajados na campanha para resgatar o significado contemporâneo da liberdade de expressão e de formação de uma opinião pública crítica baseada nos valores humanistas.
A campanha é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em parceria com entidades da sociedade civil, destinada a promover o respeito aos direitos humanos e à dignidade do cidadão nos programas da televisão brasileira. As denúncias podem ser feitas pelo site da campanha ou pelo Disque-Câmara (0800-619619).
*Fonte: site do CFESS.
Na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, o atendimento do CRESS-ES estará com período reduzido, funcionando das 12h às 14h. As/Os trabalhadoras/es do CRESS-ES farão uma reunião, neste dia, das 14h às 18h. Nos demais dias da semana (de terça à sexta), o atendimento presencial será realizado das 12h às 18h. Lembrando que os contatos […]
24/06/2022 as 4:00
No próximo dia 09 de julho será realizada a 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2022 para Assistentes Sociais que atuam no Espírito Santo. E após dois anos sem a realização das assembleias, é de suma importância que esta seja realizada no seu formato presencial. A primeira chamada será às 08h30, com a assembleia sendo realizada […]
24/06/2022 as 10:13
Você conhece a campanha “Nós, Mulheres, Assistentes Sociais de Luta” do Conjunto CFESS/CRESS? E sabia que pode participar enviando uma foto sua para o site oficial? Afinal, quem constrói a campanha somos nós, mulheres, assistentes sociais de luta! Para participar é bem simples: você acessa o site (www.mulheresassistentessociais.com.br), clica em cima de “Faça Parte” e […]
21/06/2022 as 9:57
Na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, a Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS/ES realiza mais uma reunião. O encontro, previsto para começar às 18h30, está marcado para acontecer de forma remota. Caso tenha interesse em participar da Comissão, entre em contato pelos emails assessoria@cress-es.org.br ou larissenunes@cress-es.org.br. Reunião da Comissão de Ética e […]
20/06/2022 as 12:00