Categoria bem representada no Descentralizado | CRESS-17

Categoria bem representada no Descentralizado

09/08/2012 as 3:38

Compartilhe:

Preparação foi importante para a boa participação no encontro

Delegação capixaba no Encontro Descentralizado, acompanhada da conselheira do CFESS Juliana Iglesias, em primeiro plano

A delegação do CRESS-17 teve uma participação ativa no 41º Encontro Descentralizado dos CRESS da região Sudeste, realizado de 3 a 5 de agosto, no Rio de Janeiro.

A presidente do Conselho e delegada no descentralizado, Aline Pandolfi, lembrou que a reunião de preparação da delegação, realizada no dia 28 de julho, na Ufes, foi importante para essa boa participação no evento.

“Fizemos a leitura e avaliação das propostas e com isso o grupo se sentiu mais seguro e preparado para o encontro”, explicou Aline.

A delegada de base, Hingridy Fassarella Caliari, que participou pela primeira vez do descentralizado, confirmou essa boa participação da delegação capixaba no evento. E destacou a forma democrática como os posicionamentos foram construídos.

“O Espírito Santo participou intensamente dos debates levando para o 41º Encontro Descentralizado as demandas e opiniões da categoria organizada no estado, tiradas por meio de assembleias, comissões e reuniões. O embate político para expressar a opinião de nossa categoria foi constante e resultou positivo”, avaliou Hingridy.

Para ela, o evento congregou a opinião da categoria de acordo com a necessidade vivenciada pela base da região Sudeste.

“Devido à realidade bárbara que se apresenta a cada dia metamorfoseada, o Serviço Social no Brasil enfrenta uma série de desafios. A categoria organizada de forma planejada possibilita o enfrentamento dessas questões de forma qualificada, melhorando a intervenção profissional e dando suporte à aplicabilidade do nosso projeto crítico profissional”, defendeu Hingridy.

Já a delegada de base Clerismar Lyrio, que também participou pela primeira vez do descentralizado, destacou a ampla reflexão sobre o Estado de Direitos e o Estado Penal, tema da mesa do primeiro dia do evento.

“(Esse assunto) requer o nosso comprometimento e articulação frente à defesa de um estado que realmente atenda aos anseios da população, buscando consolidar o nosso projeto político pedagógico”, afirmou.

A delegada ressaltou ainda a importância desse momento para o fortalecimento do Conjunto CFESS/CRESS e para garantir uma ampla troca de experiência entre os participantes.

“Proporciona uma maior articulação frente à necessidade de enfrentamento da questão social, que se expressa da forma mais perversa. E também maior unidade para a categoria se contrapor às propostas neoliberais impostas pelo governo”, apontou.

Propostas

Entre as várias propostas apresentadas e discutidas no descentralizado, a presidente do CRESS, Aline Pandolfi, ressaltou a necessidade de se definir melhor as atribuições privativas das/os assistentes sociais.

“Se fizermos isso não precisaremos dizer o que não deve ser feito pela/o profissional”, defendeu Aline.

Ela também destacou a importância das propostas que defendem uma maior articulação entre as entidades da profissão, como o Conjunto CFESS/CRESS e a ABEPSS.

A delegada de base, Hingridy Caliari, também apontou a necessidade de aprofundamento do debate sobre as atribuições privativas dos assistentes sociais.

Além disso, destacou ainda as propostas de implementação da Política Nacional de Educação Permanente para assistentes sociais; a efetivação da defesa do Plano de Lutas, expresso na defesa de uma educação de qualidade, em especial da formação profissional em Serviço Social, e a necessidade de expressar o posicionamento da categoria referente aos Conselhos de Comunidade e ao Exame Criminológico.

Todas as propostas foram compiladas e serão avaliadas no Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, de 6 a 9 de setembro, em Palmas, capital de Tocantins. De lá sairá o documento final com a agenda de lutas e de atividades para o próximo ano.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região