Preparação foi importante para a boa participação no encontro
Delegação capixaba no Encontro Descentralizado, acompanhada da conselheira do CFESS Juliana Iglesias, em primeiro plano
A delegação do CRESS-17 teve uma participação ativa no 41º Encontro Descentralizado dos CRESS da região Sudeste, realizado de 3 a 5 de agosto, no Rio de Janeiro.
A presidente do Conselho e delegada no descentralizado, Aline Pandolfi, lembrou que a reunião de preparação da delegação, realizada no dia 28 de julho, na Ufes, foi importante para essa boa participação no evento.
“Fizemos a leitura e avaliação das propostas e com isso o grupo se sentiu mais seguro e preparado para o encontro”, explicou Aline.
A delegada de base, Hingridy Fassarella Caliari, que participou pela primeira vez do descentralizado, confirmou essa boa participação da delegação capixaba no evento. E destacou a forma democrática como os posicionamentos foram construídos.
“O Espírito Santo participou intensamente dos debates levando para o 41º Encontro Descentralizado as demandas e opiniões da categoria organizada no estado, tiradas por meio de assembleias, comissões e reuniões. O embate político para expressar a opinião de nossa categoria foi constante e resultou positivo”, avaliou Hingridy.
Para ela, o evento congregou a opinião da categoria de acordo com a necessidade vivenciada pela base da região Sudeste.
“Devido à realidade bárbara que se apresenta a cada dia metamorfoseada, o Serviço Social no Brasil enfrenta uma série de desafios. A categoria organizada de forma planejada possibilita o enfrentamento dessas questões de forma qualificada, melhorando a intervenção profissional e dando suporte à aplicabilidade do nosso projeto crítico profissional”, defendeu Hingridy.
Já a delegada de base Clerismar Lyrio, que também participou pela primeira vez do descentralizado, destacou a ampla reflexão sobre o Estado de Direitos e o Estado Penal, tema da mesa do primeiro dia do evento.
“(Esse assunto) requer o nosso comprometimento e articulação frente à defesa de um estado que realmente atenda aos anseios da população, buscando consolidar o nosso projeto político pedagógico”, afirmou.
A delegada ressaltou ainda a importância desse momento para o fortalecimento do Conjunto CFESS/CRESS e para garantir uma ampla troca de experiência entre os participantes.
“Proporciona uma maior articulação frente à necessidade de enfrentamento da questão social, que se expressa da forma mais perversa. E também maior unidade para a categoria se contrapor às propostas neoliberais impostas pelo governo”, apontou.
Propostas
Entre as várias propostas apresentadas e discutidas no descentralizado, a presidente do CRESS, Aline Pandolfi, ressaltou a necessidade de se definir melhor as atribuições privativas das/os assistentes sociais.
“Se fizermos isso não precisaremos dizer o que não deve ser feito pela/o profissional”, defendeu Aline.
Ela também destacou a importância das propostas que defendem uma maior articulação entre as entidades da profissão, como o Conjunto CFESS/CRESS e a ABEPSS.
A delegada de base, Hingridy Caliari, também apontou a necessidade de aprofundamento do debate sobre as atribuições privativas dos assistentes sociais.
Além disso, destacou ainda as propostas de implementação da Política Nacional de Educação Permanente para assistentes sociais; a efetivação da defesa do Plano de Lutas, expresso na defesa de uma educação de qualidade, em especial da formação profissional em Serviço Social, e a necessidade de expressar o posicionamento da categoria referente aos Conselhos de Comunidade e ao Exame Criminológico.
Todas as propostas foram compiladas e serão avaliadas no Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, de 6 a 9 de setembro, em Palmas, capital de Tocantins. De lá sairá o documento final com a agenda de lutas e de atividades para o próximo ano.
Na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, o atendimento do CRESS-ES estará com período reduzido, funcionando das 12h às 14h. As/Os trabalhadoras/es do CRESS-ES farão uma reunião, neste dia, das 14h às 18h. Nos demais dias da semana (de terça à sexta), o atendimento presencial será realizado das 12h às 18h. Lembrando que os contatos […]
27/05/2022 as 2:51
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) deliberou por manifestar-se quanto ao cumprimento da supervisão direta de estágio direcionada de maneira impositiva por gestores, sobretudo na política de assistência social. “Temos recebido queixas por parte da categoria sobre essa questão e é algo que traz muita apreensão para profissionais que já estão sobrecarregados ou mesmo […]
26/05/2022 as 7:00
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) publicou, recentemente, a Resolução CFESS nº 992, de 22 de março de 2022, que estabelece normas vedando atos e condutas discriminatórias e/ou preconceituosas contra pessoas com deficiência no exercício profissional da/o Assistente Social. Tal conduta é válida tanto na relação com as/os usuários quanto com outras/os assistentes sociais […]
24/05/2022 as 7:00
O CRESS-ES comunica a toda categoria que não haverá expediente na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, sendo decretado ponto facultativo pelo Governo do Espírito Santo. Os atendimentos serão retomados na terça, dia 24 de maio. Agradecemos a compreensão de todas/os!
20/05/2022 as 11:00