Cebes abre inscrições em três Estados para mais dois cursos do Projeto Formação em Cidadania para a Saúde | CRESS-17

19/03/2012 as 12:01

Nos dias 29, 30 e 31 de março, será oferecido, no Espírito Santo, o curso ‘Reforma Sanitária: Trajetória e Rumos do SUS’, ministrado pelo professor Jairnilson Paim

O Cebes irá oferecer, gratuitamente, nos dias 23 e 24 de março em Ribeirão Preto, o curso ‘Questão Agrária e Saúde’ ministrado pelo Prof. Guilherme Delgado. E nos dias 29, 30 e 31 de março no Espírito Santo e 26 e 27 de abril de 2012, em Goiás, o curso ‘Reforma Sanitária: Trajetória e Rumos do SUS’ ministrado pelo professor Jairnilson Paim.

No curso Questão Agrária e Saúde os principais temas abordados serão o presente processo de crescimento da agropecuária, sob a égide do grande capital em consórcio com a grande propriedade fundiária. As implicações de grave morbidade às relações de trabalho e aos aspectos atinentes à depredação e contaminação dos recursos ambientais, provocadas pelo estilo de crescimento econômico do modelo hegemônico no meio rural também será tema de debate.

O curso acontecerá no Memorial da Classe Operária – UGT – Rua José Bonifácio, 59, Centro.

Já no curso Reforma Sanitária: Trajetória e Rumos do SUS serão abordados o conceito de reforma e da reforma sanitária. A proposta, o contexto e o processo da reforma sanitária no Brasil, bem como as instituições e atores relevantes, seus projetos e estratégias na trajetória da reforma sanitária brasileira. A Avaliação e validade da reforma sanitária hoje e a atualização e estratégias possíveis na teoria e prática da reforma sanitária brasileira também fazem parte dos temas que serão apresentados.

Jairnilson Paim é Professor Titular em Política de Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e Membro do Conselho Consultivo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES).

No Espírito Santo, o curso será realizado no UFES – Centro Biomédico – Avenida Maruípe,s/n, ao lado do Hospital das Clínicas. Em Goiás, o curso será no Teatro Asklepiós da Faculadade de Medicina-UFG (Entrada pela Rua 235, Setor Universitário).

Os dois cursos fazem parte do Projeto Formação em Cidadania para a Saúde. O principal objetivo do projeto é capacitar usuários, lideranças, profissionais e gestores em temas fundamentais da Reforma Sanitária, como: Reforma Sanitária: Trajetória e Rumos do SUS; Reforma do Estado e Gestão da Saúde; Desenvolvimento, Trabalho, Saúde e Meio Ambiente; Saúde, Democracia e Processos Participativos; Políticas Sociais, Seguridade Social e Saúde; Questão Agrária e Saúde; Trabalho em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Diversidade Cultural e Saúde e Violência e Saúde.

As inscrições podem ser feitas no http://www.cebes.org.br/curso/ . Confira a agenda das próximas aulas, se cadastre, faça sua matrícula e aguarde a confirmação.

Fonte: http://www.cebes.org.br