CFESS debate ética no Serviço Social da Previdência | CRESS-17

CFESS debate ética no Serviço Social da Previdência

02/08/2012 as 10:29

Compartilhe:

Seminário realizado pelo INSS trouxe discussão sobre “questões éticas atuais”

Debate reuniu cerca de 50 pessoas, dentre assistentes sociais, professores/as e estudantes (Foto: Talita Cintra/acervo pessoal)

 

No dia 25 de julho, o CFESS foi ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para participar do “1º Seminário de Ética do Serviço Social da Previdência – questões éticas atuais”, realizado na sede do órgão, em Brasília (DF).

Além do CFESS, representado pela presidente, Sâmya Ramos, o evento contou com a participação de cerca de 50 profissionais, dentre assistentes sociais de gerências estaduais do instituto, professores/as e estudantes.

Convidada pela Divisão de Serviço Social do INSS a fazer uma exposição na mesa “Ética profissional e ética institucional: limites e desafios ao assistente social”, a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, registrou que apesar das adversidades de uma realidade neoliberal excludente, individualista e seletiva, o/a profissional de Serviço Social encontra em seu código um instrumento consistente para a crítica desta sociabilidade e a defesa de direitos.

“Nosso código de ética nos inspira a seguir lutando por uma sociedade libertária, igualitária, justa, resistindo às estratégias cruéis e sempre renovadas de exploração e de intensificação da desigualdade entre as classes, na perspectiva de fortalecermos a luta pela garantia dos direitos já conquistados e de todos os direitos da classe trabalhadora”, completou a conselheira do CFESS. Ela fez questão de destacar ainda que não há incompatibilidade entre os princípios do código de ética do/a assistente social e aquilo que a categoria defende para o serviço público brasileiro, com destaque para a qualidade de atendimento aos/às usuários/as, condições de trabalho dignas para os/as servidores/as públicos/as.

Além dessa mesa, outras questões constaram da pauta do seminário, como “ética e serviço social: fundamentos e contradições” e “desafios éticos do exercício profissional”. O evento teve ainda momentos de debates entre os/as participantes.

Para a presidente do CFESS, a participação no seminário realizado pelo INSS foi fundamental para socializar a concepção ética defendida pela profissão, discutir a materialização do código de ética no cotidiano de trabalho dos/as assistentes sociais, bem como divulgar as iniciativas do Conjunto CFESS-CRESS no campo da ética e dos direitos humanos, tais como o projeto ética em movimento, a resolução sobre as condições éticas e técnicas e a realização do seminário nacional de Serviço Social e Direitos Humanos, que ocorrerá em setembro, em Palmas (TO).

Leia também:

INSS promete convocar 200 assistentes sociais até dezembro

Encontro marca a luta e resistência de assistentes sociais do INSS

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter

No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial

No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial

No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Fonte: CFESS

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região