CFESS divulga nota sobre Teletrabalho e Teleperícia, com orientações para Assistentes Sociais | CRESS-17

CFESS divulga nota sobre Teletrabalho e Teleperícia, com orientações para Assistentes Sociais

02/10/2020 as 5:40

Compartilhe:

Na nota do CFESS, “Teletrabalho e Teleperícia: orientações para assistentes sociais”, você encontra aspectos relacionados às atribuições e competências, às condições éticas e técnicas de trabalho e à defesa das políticas sociais e do trabalho profissional, agregando aspectos sobre trabalho remoto ou teletrabalho, instrumentais remotos e teleperícia. O contexto da pandemia acirrou as expressões da “questão social”, ratificou a necessidade de adensamento de debates sobre a emissão de documentos, reafirmando nossa defesa de estudos socioeconômicos, pareceres sociais, como instrumentos de ampliação dos direitos humanos, da democracia, da justiça e da liberdade.

A pandemia da Covid-19 consiste em uma crise sanitária que se soma à crise do capital, que já vinha sendo vivenciada mundialmente, o que catalisou e escancarou as desigualdades estruturais. Isso, por certo, acelerou o processo de entrada das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no trabalho profissional de assistentes sociais e configurou, de forma repentina, o trabalho remoto ou teletrabalho. Sem debate entre os/as trabalhadores/as e organização coletiva, o teletrabalho se transforma subitamente em uma realidade e se apresenta como alternativa em algumas áreas sócio-ocupacionais. Nesses termos, as TICs são apresentadas como elementos para modernização, aumento de produtividade e, inclusive, como algo benéfico aos/às trabalhadores/as. Contudo, para nós, é diametralmente o oposto. A princípio, não há vedação normativa ao teletrabalho, mas reflexões relacionadas às dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas do nosso trabalho profissional precisam ser feitas, a todo momento.

Aliados aos debates sobre os meios e instrumentos de trabalho, como respostas profissionais às demandas diversas que estão surgindo nesse contexto de pandemia, precisamos pensar em saídas e proposições consistentes, coletivas e dialogadas, que ultrapassem a imediaticidade. Lei a Nota do CFESS!

Confira >> Teletrabalho e Teleperícia: orientações para assistentes sociais

 

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região