CFESS participa de seminário sobre graduação a distância | CRESS-17

CFESS participa de seminário sobre graduação a distância

19/04/2011 as 3:23

Evento teve foco nas profissões da área de Saúde

Reafirmando a defesa do ensino presencial de qualidade no Serviço Social, o CFESS participou do 1º Seminário sobre Ensino de Graduação a Distância na área da Saúde, realizado pelo Fórum dos Conselhos Federais da área da Saúde (FCFAS) no dia 30 de março.

A presidente do CFESS, Ivanete Boschetti, representou a entidade, participando da mesa-redonda “Potencialidades e fragilidades do EaD”, juntamente de membros dos Conselhos de Biologia, Enfermagem e Medicina.

O evento, que durou dois dias, foi realizado na Associação Brasileira de Enfermagem, em Brasília (DF). O objetivo central foi compreender, analisar e dar diretrizes para as ações, por parte dos Conselhos, em relação ao EaD na graduação, bem como elaborar um documento sobre a posição dos Conselhos da área de Saúde, que ficará pronto no início de maio e será enviado ao Ministério da Educação (MEC).

Ivanete abordou, inicialmente, um histórico do debate sobre o tema no Serviço Social, citando as discussões realizadas em todos os Encontros Nacionais Deliberativos, bem como a fiscalização das instituições de EaD, com as respectivas dificuldades e descobertas efetuadas.

A conselheira explicitou também o posicionamento do Conjunto CFESS-CRESS contra o EaD, mencionando algumas conquistas do Serviço Social, como o fortalecimento da Resolução 533/2008, que regulamenta a supervisão de estágio em Serviço Social, a elaboração do documento que sistematiza as informações e irregularidades do Ead no país (sobre a incompatibilidade entre graduação à distância e Serviço Social), recentemente lançado pelo CFESS e entregue aos palestrantes do evento, entre outras.

Em seguida, Ivanete, após citar o quantitativo de Instituições de Ensino Superior (IES) e de alunos matriculados em cursos de EaD, falou também sobre as condições em que tais cursos são oferecidos aos/às estudantes em muitos casos. “A graduação a distância não garante a formação com qualidade, não possibilita a realização de pesquisa e investigação, descumpre os parâmetros para o estágio, apresenta conteúdos fragmentados e parciais, além de, em muitos casos, inexistirem bibliotecas, material didático aprofundado, discussões em sala de aula e trabalhos de campo”, reforçou.

Para finalizar, a presidente do CFESS apresentou as estratégias de luta em defesa da formação e do trabalho com qualidade, juntamente com a ABEPSS e a ENESSO.

O documento elaborado no evento, a ser entregue ao MEC, será divulgado no site do CFESS assim que estiver concluído pelo grupo de Conselhos signatários.

Leia o documento “Sobre a incompatibilidade entre graduação à distância e Serviço Social”

*Fonte: site do CFESS.