Chapa única concorre à direção do CFESS | CRESS-17

Chapa única concorre à direção do CFESS

10/02/2014 as 11:23

Compartilhe:

Veja mais informações sobre o processo eleitoral e participe!

Imagem do material de campanha da chapa única que concorre ao CFESS (divulgação)

 

 

Já está sendo divulgada a carta-programa da chapa única que concorre à direção do CFESS para o triênio 2014-2017. “Tecendo na luta a manhã desejada” foi homologada pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) no último dia 22 de janeiro e, desde então, vem socializando seu material de campanha. O CFESS, em cumprimento ao Código Eleitoral, disponibiliza hoje a carta-programa da referida chapa em seu site.

 

Visite o blog da chapa para conhecer suas propostas ou faça o download da carta-programa

 

O CFESS divulgará os nomes das chapas inscritas nos CRESS e Seccionais de todo o Brasil no dia 17 de fevereiro, prazo para cientificação da decisão da CNE sobre o processo eleitoral nos estados.

 

Acompanhe o calendário do processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS

 

As eleições do Conjunto acontecem nos dias 19, 20 e 21 de março. Cada Regional pode optar pelo sistema do voto presencial, pelo voto por correspondência ou por ambos, e somente assistentes sociais regularmente inscritos nos CRESS e Seccionais têm direito ao voto. Nesse sentido, é importante que a categoria busque nos CRESS informações sobre o processo eleitoral em sua região, para saber qual o sistema de votação escolhido, quais as chapas concorrentes e quais seus programas de gestão, além de participar dos debates promovidos pelos regionais para apresentação das propostas das chapas.

 

Mobilização é fundamental

É importante ressaltar que o processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS sempre foi ampla e democraticamente discutido com os regionais e suas bases. Para se ter uma ideia, o Código Eleitoral foi debatido e aprovado pelos CRESS no Encontro Nacional do Conjunto, que reúne assistentes sociais da base e da direção dos conselhos regionais de todo o país.

 

Conheça o Código Eleitoral do Conjunto

 

Além disso, o CFESS é o único conselho federal de regulamentação profissional cuja direção é eleita pela categoria, por meio de voto direto, não obrigatório. Ou seja, o voto é entendido como direito político e não como dever. Além disso, o CFESS também é o único conselho que faz a combinação do voto não obrigatório ao quórum mínimo, expressando o compromisso do Conjunto CFESS-CRESS com a participação democrática.

 

Em outras profissões, há situações em que a diretoria é indicada pelos conselhos regionais, por meio de assembleia.

 

“É fundamental que os CRESS divulguem a maior quantidade possível de informações sobre o processo eleitoral e que a categoria se interesse e participe, já que vamos definir quem vai dirigir as entidades representativas da categoria e da profissão pelos próximos três anos. Por isso, assistentes sociais devem conhecer e debater as propostas das chapas que concorrem aos CRESS e ao CFESS, para avaliar se são condizentes com os anseios da categoria e do serviço social brasileiro”, afirmou Ramona Carlos, integrante da CNE. Segundo ela, o processo eleitoral reafirma o posicionamento ético e democrático do Conjunto CFESS-CRESS.

 

“Esperamos contar com o engajamento da nossa categoria no processo de sucessão das gestões do Conjunto CFESS-CRESS, em curso. A articulação de chapas, a votação, o apoio a projetos políticos críticos significam, neste momento histórico, a reafirmação da direção social do projeto profissional edificado desde a Virada, marco do enfrentamento coletivo ao conservadorismo” ressaltou a presidente do CFESS Sâmya Ramos.

 

Leia também

Inscrição de chapas para o Conjunto CFESS-CRESS começa na segunda, dia 9

 

Conjunto CFESS-CRESS divulga edital de convocação para as eleições

 

Fonte: CFESS.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região