Clínica Santa Isabel: nota questiona postura de vereadores de Cachoeiro de Itapemirim | CRESS-17

Clínica Santa Isabel: nota questiona postura de vereadores de Cachoeiro de Itapemirim

14/02/2013 as 4:22

Compartilhe:

Em que momento os vereadores leram “os documentos de vistorias e fiscalização dos conselhos profissionais que apontam diversas irregularidades e reprovam a toda a estrutura e o tratamento oferecido pela clínica?”, questiona o texto

 

O JORNAL A GAZETA DO DIA 07.02.2013, pág 14, publicou reportagem sobre a Clínica Santa Isabel, localizada em Cachoeiro de Itapemirim-ES. Essa reportagem, de maneira geral, informa que o valor diário de internação de um paciente por dia é de R$ 39 reais repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E que este valor é insuficiente para manter a Clínica em funcionamento e que, o valor desejado seria de 130 reais paciente/dia.

 

A mesma reportagem informa ainda que uma equipe de vereadores do município de Cachoeiro de Itapemirim está pressionando a Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo para renovar esse contrato com o valor adequado.

 

Pelo exposto, os movimentos que subscrevem essa nota querem saber dos doutos vereadores em que momento a Câmara Municipal de Cachoeiro do Itapemirim se preocupou com as inúmeras denúncias de maus tratos de usuários (inclusive casos de óbitos de pacientes internados) e familiares contra a referida clínica.

 

Em que momento os doutos vereadores leram os referidos documentos, inclusive os constantes no Ministério Público Municipal e a solicitação do MPES de mudanças estruturais, e de recursos humanos, na referida clínica?

 

E os documentos de vistorias e fiscalização dos conselhos profissionais que apontam diversas irregularidades e reprovam a toda a estrutura e o tratamento oferecido pela clínica?

 

E em que momento esses vereadores, que se elegeram com discursos afinados ao da sociedade civil no momento de campanha, procuraram discutir, ou ao menos saber, a pauta de reivindicações dos movimentos sociais e da luta antimanicomial no estado do Espírito Santo, no Brasil e no mundo?

 

É importante salientar que o tratamento realizado por essa clínica fere todos os princípios de cuidado que potencialize a vida, todos os direitos sociais e humanos e transgride a Lei Federal 10.216 que regulamenta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos por outros tipos de serviços na rede de atenção da Saúde Mental que realizem um cuidado pautado na liberdade, no respeito e na autonomia, bem como garantir os direitos sociais e humanos desses cidadãos.

 

A sociedade civil, usuários e familiares dos portadores de transtorno mental não podem se calar! A Clínica Santa Isabel é reconhecidamente pela sociedade capixaba como um dos últimos refúgios de uma psiquiatria ultrapassada! Não podemos deixar que a tradicional forma de tratamento da loucura, asilamento, exclusão e violência institucionalizada seja praticada em nosso Estado!

 

Imperativo ético e humano lutar por um tratamento digno, justo, cidadão e emancipado! Não retrocedamos.

 

É necessário que sejam oferecidos serviços substitutivos de qualidade a esse modelo hospitalocêntrico, como as Residências Terapêuticas, Caps I, II e II, para dar suporte e cuidado para essas pessoas, conforme a Portaria Nº 3088 de dezembro de 2011. É preciso cuidar e garantir os direitos sociais e humanos.

 

Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial

Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo – CRP-16

Sindicato dos Psicólogos do Estado do Espírito Santo

Movimento Cidadão em Defesa dos Direitos Humanos e das Políticas Sociais

Conselho Estadual dos Direitos Humanos

Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo – CRESS-17

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região