COFI emite nota sobre vagas supostamente disponibilizadas pelo SINE | CRESS-17

COFI emite nota sobre vagas supostamente disponibilizadas pelo SINE

19/04/2017 as 5:40

A Comissão de Orientação e Fiscalização – COFI tem recebido demandas dos profissionais quanto a vagas de trabalho disponibilizadas pelo Sistema Nacional de Empregos – SINE.

Diante disso e no sentido de buscar informações para melhor orientar a categoria, as agentes fiscais compareceram ao SINE – Vitória, para solicitar esclarecimentos quanto à vagas de uma forma geral e, sobretudo quanto a cargos com nomenclaturas que resvalariam para possíveis irregularidades.

No Sine – Vitória, as agentes fiscais, obtiveram a informação de que existem muitos sites que utilizam a sigla “SINE” para divulgar vagas e não possuem nenhuma vinculação com o Sistema Nacional de Empregos, ligado ao Ministério do Trabalho – MTE.  Exemplo disso seria à divulgação de uma vaga (a qual motivou a visita) que na verdade fazia parte do cadastro de vagas de um desses sites. Segundo o SINE – Vitória, tais sites não seguem um padrão de atendimento aos trabalhadores e empresas empregadoras, o que em muitos casos, não há informações básicas, como contatos da empresa que oferta a vaga. No caso do Sine ligado ao MTE as vagas são registradas de acordo com a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), com todos os dados da vaga para que o trabalhador possa pleitear sua inserção no mercado de maneira adequada.

Neste sentido, a COFI, orienta a categoria que fique atenta quanto à origem das vagas oferecidas em sites. “É importante que o profissional explore bem o site: empresa que oferta a vaga, os contatos, endereço da empresa empregadora, atividades a serem realizadas e, tenha cautela ao inserir dados pessoais em cadastros. Tais orientações servem tanto para os profissionais que buscam trabalho quanto para possíveis orientações aos usuários que almejam ingressar ao mercado de trabalho”.

A Comissão explica que compete a outros órgãos apurar possíveis irregularidades nas divulgações apresentadas, mas, está à disposição para orientações que envolva o serviço social.

Contato: 3222-0444/ ramal 3
fiscalizacao@cress-es.org.br