Com abertura emocionante, o XVI ENPESS é recorde de inscrições | CRESS-17

Com abertura emocionante, o XVI ENPESS é recorde de inscrições

03/12/2018 as 5:40

As atividades do encontro seguem até esta sexta-feira (7) discutindo temas atuais acerca do exercício do Serviço Social

O momento político atual requer muita luta e muita união, essa foi a mensagem deixada no primeiro dia do XVI Encontro Nacional de Pesquisadoras/es em Serviço Social (ENPESS). O evento teve início neste domingo (2), com o lançamento de mais de 70 livros, no Centro de Convenções de Vitória. Entre eles a obra “Lei Maria da Penha e Medidas de Proteção: entre a polícia e as políticas”, da Conselheira Emily Tenório.

Logo após os lançamentos, cerca de mil pesquisadoras/es e profissionais do Serviço Social estavam reunidos para prestigiar a Mesa de Abertura, composta por representantes da ABEPSS, CFESS, CRESS-ES, ENESSO, Ufes e Andes-SN. Todos reforçaram a importância do tema deste ano: “Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e Serviço Social”, que reflete os retrocessos que estamos vivendo e os desafios que os próximos anos trarão e que vão exigir muito dos/as Assistentes Sociais.

“O CRESS-ES tem uma defesa histórica na aliança com os movimentos sociais, aqui no Espírito Santo o nosso trabalho é sempre em prol de estreitar esses laços. O diálogo com os movimentos sociais é essencial para pensar o futuro, precisamos estar do lado das causas dos LGBT’s, do movimento negro, que foi um grande parceiro nosso nas atividades da Campanha Federal “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”. Socializar experiências e contribuir para o cotidiano das/dos Assistentes Sociais é a nossa missão nesse encontro”, falou a Presidente do CRESS-ES, Pollyana Pazolini.

Em seguida, as falas deram espaço para a música. A escola de samba Novo Império deu um show ao mostrar como o samba tem tudo a ver com resistência e luta popular. Após o samba, foi a vez da conferência de abertura que teve como tema: Processos antidemocráticos na América Latina, Lutas Antiimperialistas e Serviço Social. Os conferencistas foram Valério Arcary (IFSP) e Eblin Farage (UFF). Clique aqui e confira o vídeo com tudo isso: https://bit.ly/2Q72u2H

O XVI ENPESS tem como tema “Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e Serviço Social” e vai até o dia 7 de dezembro de 2018, em Vitória, no Espírito Santo (ES).

Confira a Programação AQUI