Com nova metodologia, Descentralizado inicia processo de avaliação do planejamento de 2014 | CRESS-17

07/07/2016 as 5:15

Processo continuará no 45º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, de 14 a 16 de outubro, em Cuiabá (MT)

De 1 a 3 de julho, Belo Horizonte (MG) recebeu o 45° Encontro Descentralizado do Conjunto CFESS-CRESS Região Sudeste. O evento reuniu conselheiras/os, assistentes sociais de base e funcionárias/os dos CRESS do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O CFESS também marcou presença no encontro.

O descentralizado teve como objetivo a avaliação da implementação das deliberações planejadas em 2014, para o triênio 2014-2017. Agora, a avaliação continuará no 45º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, de 14 a 16 de outubro, em Cuiabá (MT).

Para a conselheira do CRESS-17, Sabrina Lúcia Pinto da Silva, por ser uma nova metodologia há a necessidade de amadurecimento para entender os limites e possibilidades do método. “Mas ficou evidente que essa nova forma de planejamento trouxe para os Conselhos maior efetividade no cumprimento das deliberações. E que as demais ações encontradas no documento Bandeira de Lutas nos permitiu ter uma agenda permanente para o Conjunto”, avaliou.

Sabrina destacou que o Descentralizado se constitui como um espaço importante de debate da região Sudeste. “Foi possível dialogar com os demais Estados o processo de trabalho de cada Conselho, considerando o conjunto das deliberações dos eixos temáticos”, disse.

Delegação capixaba

A delegação capixaba que marcou presença no Descentralizado foi definida em assembleia realizada em Vitória, no começo de junho. Saiba mais sobre essa assembleia aqui!

E antes do evento, toda a delegação participou de um preparatório com a finalidade de compartilhar e dialogar sobre o conjunto das deliberações já executadas pela gestão do CRESS-17 “Não vou me adaptar” e as prioridades para o final do triênio.

“A delegação exerceu papel importante nas plenárias dos eixos onde foi possível fazer o movimento entre o que executamos e como as deliberações se efetivam nos demais regionais. Alguns desafios estão postos: garantir a permanência do debate político desde o planejamento até avaliação das deliberações; alinhar na região prioridades para as próximas gestões considerando que em 2017 temos processo eleitoral; permanecer com o processo de preparação, ou seja, debate entre conselheiros e delegados de base para o Encontro Nacional que acontecerá em outubro”, apontou.

O evento contou com seis eixos temáticos: Administrativo-Financeiro, Seguridade, Comunicação e Relações Internacionais, Ética e Direitos Humanos, Formação Profissional e Orientação e Fiscalização.