A Comissão de Orientação e Fiscalização – COFI compareceu na última quinta-feira 30/03/2017, à reunião do Grupo de Estudos de Serviço Social do Trabalho do ES – GESSTES, para discutir sobre o tema do sigilo profissional.
A solicitação da presença da COFI foi feita pelas assistentes sociais que integram o Grupo, no intuito de contribuir nas análises sobre sigilo profissional nas diferentes demandas requisitadas no cotidiano. Esse coletivo conta com a participação de assistentes sociais de diferentes instituições que atendem tanto servidores do setor público como trabalhadores da área privada.
“O GESSTES foi idealizado em 2010, e desde então tem crescido o número de participantes. Fazemos a interlocução com as profissionais que trabalham na área do Trabalho convidando-as para participarem de nossas reuniões. Apesar das peculiaridades de cada organização em que estamos inseridas, acho que posso dizer que nossa atuação tem como horizonte a promoção da qualidade de vida no trabalho, por meio do desenvolvimento de ações voltadas à segurança no trabalho, relações de trabalho, saúde do trabalhador, direitos previdenciários, condições de trabalho, carreira, acesso a direitos, entre outras”, informou Josicléia S. Zanelato, Assistente Social do IDAF e integrante do GESSTES.
Espaços como esses de organização coletiva são fundamentais para a reflexão crítica e fortalecimento do exercício profissional comprometido com o Projeto Ético Político Profissional.
Para além dos contributos de espaços como estes para o exercício profissional comprometido, A COFI por meio dessas ações vem destacar a dimensão política – pedagógica prevista na Política Nacional de Fiscalização – PNF: “identificamos que a categoria compreende o nosso trabalho apenas pelo aspecto fiscalizatório, porém, a COFI tem a Orientação como principal prerrogativa adotada na condução de suas intervenções”.
Deste momento, as agentes fiscais destacam que momentos como estes oportunizam a reflexão crítica que prima a observância dos aspectos que compreendem o serviço social em suas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Na ocasião da reunião, foi possível a reflexão sobre o tema contemplando tais aspectos. O sigilo provoca muitas dúvidas aos profissionais e requer análise contínua considerando sempre a relação inerente entre Sigilo e Ética profissional.
A COFI destaca que está à disposição da categoria para orientações acerca do exercício Profissional e aproveita para divulgar aos e às profissionais que ainda não conheça, o Termo de Orientação sobre Circulação de Material Técnico Sigiloso e também o link do Seminário Nacional sobre Sigilo Profissional disponível no canal CFESS do YouTube.
LAST_UPDATED2
03/04/2025 as 2:22
INSCREVA-SE E PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO DO 16º ENCONTRO CAPIXABA DE ASSISTENTES SOCIAIS! As atividades pelo Dia de Assistentes Sociais ocorrerão em 16 de maio, sexta-feira, no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, em Vitória. Podem participar assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e demais profissionais da área. As inscrições acontecem pela plataforma Sympla. […]
24/04/2025 as 7:20
O mês de abril traz uma data importante, o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19), e o Serviço Social brasileiro defende a articulação e mobilização pelos direitos dos povos originários. Compondo estes povos, também estão assistentes sociais. Para somar às lutas desses povos, o CFESS participou do Acampamento Terra Livre em Brasília (DF), de 7 […]
19/04/2025 as 8:52
O CFESS publicou, nessa segunda-feira (7), a Resolução CFESS nº 1.098/2025, que dispõe sobre os procedimentos para salvaguarda de documentos técnicos e de documentos técnicos sigilosos do Serviço Social. A nova norma, já em vigor, revoga a Resolução CFESS nº 556/2009, que instituía procedimentos para lacração de materiais técnicos e técnico-sigilosos. O objetivo é assegurar […]
09/04/2025 as 2:32