Comissão de orientação e fiscalização realiza mais uma atividade com a categoria | CRESS-17

Comissão de orientação e fiscalização realiza mais uma atividade com a categoria

04/04/2017 as 9:22

Compartilhe:

A Comissão de Orientação e Fiscalização – COFI compareceu na última quinta-feira 30/03/2017, à reunião do Grupo de Estudos de Serviço Social do Trabalho do ES – GESSTES, para discutir sobre o tema do sigilo profissional.


A solicitação da presença da COFI foi feita pelas assistentes sociais que integram o Grupo, no intuito de contribuir nas análises sobre sigilo profissional nas diferentes demandas requisitadas no cotidiano. Esse coletivo conta com a participação de assistentes sociais de diferentes instituições que atendem tanto servidores do setor público como trabalhadores da área privada.

O GESSTES foi idealizado em 2010, e desde então tem crescido o número de participantes. Fazemos a interlocução com as profissionais que trabalham na área do Trabalho convidando-as para participarem de nossas reuniões. Apesar das peculiaridades de cada organização em que estamos inseridas, acho que posso dizer que nossa atuação tem como horizonte a promoção da qualidade de vida no trabalho, por meio do desenvolvimento de ações voltadas à segurança no trabalho, relações de trabalho, saúde do trabalhador, direitos previdenciários, condições de trabalho, carreira, acesso a direitos, entre outras”, informou Josicléia S. Zanelato, Assistente Social do IDAF e integrante do GESSTES.

Espaços como esses de organização coletiva são fundamentais para a reflexão crítica e fortalecimento do exercício profissional comprometido com o Projeto Ético Político Profissional.

Para além dos contributos de espaços como estes para o exercício profissional comprometido, A COFI por meio dessas ações vem destacar a dimensão política – pedagógica prevista na Política Nacional de Fiscalização – PNF: “identificamos que a categoria compreende o nosso trabalho apenas pelo aspecto fiscalizatório, porém, a COFI tem a Orientação como principal prerrogativa adotada na condução de suas intervenções”.

Deste momento, as agentes fiscais destacam que momentos como estes oportunizam a reflexão crítica que prima a observância dos aspectos que compreendem o serviço social em suas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Na ocasião da reunião, foi possível a reflexão sobre o tema contemplando tais aspectos. O sigilo provoca muitas dúvidas aos profissionais e requer análise contínua considerando sempre a relação inerente entre Sigilo e Ética profissional.

A COFI destaca que está à disposição da categoria para orientações acerca do exercício Profissional e aproveita para divulgar aos e às profissionais que ainda não conheça, o Termo de Orientação sobre Circulação de Material Técnico Sigiloso e também o link do Seminário Nacional sobre Sigilo Profissional disponível no canal CFESS do YouTube.

LAST_UPDATED2

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região