Quase dois meses depois de o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/ES – 17ª Região) enviar um ofício à Secretaria de Estado de Educação (Sedu), em 26 de janeiro deste ano, solicitando a inclusão de vagas para Assistentes Sociais e Psicólogos/as no Edital SEGER/SEDU nº 01/2022, a Sedu retornou com ofício ao CRESS/ES informando que não será possível atender à demanda do Conselho.
O ofício enviado pela Secretaria de Estado de Educação, no dia 21 de março de 2022, ressalta que os cargos previstos no referido edital “foram autorizados de acordo com procedimentos, normativas vigentes e impactos econômicos e orçamentários”.
Ou seja, o Governo do Espírito Santo desconsiderou a existência da Lei Federal n° 13.935/2019, que dispõe sobre a relevante prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica. Vale ressaltar que a atuação dessas/es profissionais agrega qualidade ao processo de aprendizado e formação social de estudantes, bem como à convivência escolar e à relação família-escola, integrando as equipes multidisciplinares na condição de profissionais da Educação.
A defesa do CRESS/ES é para que as equipes multidisciplinares a serem formadas sejam contratadas via concurso público, de modo a garantir continuidade sistemática das ações desenvolvidas, bem como o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à sociedade pela política pública de educação.
O Conselho segue defendendo o concurso público para Assistentes Sociais e Psicólogos/as, tanto na Educação quanto em outras áreas de atuação dessas profissões, e continua aguardando o retorno da Sedu e do Governo do Espírito Santo referente ao provimento de vagas para esses/as profissionais.
Por enquanto, no ofício enviado pela Sedu no último dia 21 de março, a questão é abordada apenas como possível assunto a ser discutido com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), “a fim de estudar uma maneira de incluir profissionais da área de Serviço Social e Psicologia em certames futuros, quando houver o planejamento para realização de Concurso Público pela Seger”.
Durante o 49º Encontro Descentralizado da Região Sudeste, os CRESS do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, produziram e aprovaram a Carta de Vitória/ES, um documento de avaliação e também de mobilização, a ser compartilhado com toda a categoria. Confira o conteúdo completo da carta >> clique aqui!
12/08/2022 as 5:00
Para este dia 12 de agosto, quando se celebra o Dia Internacional da Juventude, a gestão “É preciso estar atenta e forte” reuniu alguns textos que fortalecem a importância de se estar ao lado da juventude, em defesa de seus direitos e das políticas sociais que promovem o acesso e a garantia de serviços e […]
12/08/2022 as 8:00
Durante os dias 05 e 07 de agosto, a cidade de Vitória/ES recebeu o 49º Encontro Descentralizado da Região Sudeste, reunindo os CRESS do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo para avaliação das ações realizadas pela região no triênio 2020-2023. Com o tema Trabalhadoras do Brasil: “É preta, é pobre e […]
11/08/2022 as 5:13
Neste domingo, dia 07 de agosto, a Lei Maria da Penha (nº 11.340 / 2006) completa 16 anos, marco do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. A gestão “É preciso estar atenta e forte” pontua a urgência de se assegurar o direito das mulheres a uma vida sem violência, sendo este […]
07/08/2022 as 7:45