CRESS-17 marcou presença na manifestação realizada em Vitória. Profissionais reafirmaram que o projeto de lei que regulamenta a medicina traz graves implicações às demais profissões da área da saúde
Profissionais da saúde realizaram um protesto contra o projeto de lei do Ato Médico, que prevê a regulamentação da medicina. A manifestação aconteceu em frente à Assembleia Legislativa, em Vitória, na manhã desta quarta-feira, 09 de maio.
De acordo com os manifestantes, o PL do Ato Médico, caso seja aprovado com o texto atual, trará graves implicações às demais profissões da área da saúde e também para a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede particular.
“O PL do Ato Médico fere as atribuições das outras profissões de saúde e viola os direitos de cidadania, democráticos e participativos de acesso aos serviços integrais do SUS”, explicou a assistente social e conselheira do Conselho Regional de Serviço Social do ES (CRESS-17), Karin Bruce.
Segundo ela, está em jogo a defesa de garantia prevista no modelo de integralidade em saúde, conquistada nas lutas da sociedade pela saúde coletiva e em regime público organizadas na política do Sistema Único de Saúde (SUS).
A manifestação contou com a participação dos conselhos regionais de Psicologia (CRP-16), de Serviço Social (CRESS-17), de Enfermagem (Coren-ES), de Fonoaudiologia (Crefono-6), de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-2), de Nutrição (CRN-4), além de sindicatos e estudantes dessas profissões.
Histórico
Atualmente, o PL do Ato Médico encontra-se na Comissão de Educação (CE) do Senado. No dia 25 de abril, foi realizada uma audiência pública para debater o tema na Comissão.
Mas, a proposta do Ato Médico surgiu há 10 anos. Ele nasceu como Projeto de Lei do Senado nº 268 de 2002, sendo de autoria do senador Benício Sampaio.
Nesses 10 anos de tramitação do PL, o Sistema Conselhos de Psicologia (conselhos Federal mais regionais), junto a outras entidades profissionais da saúde, vem questionando o chamado Ato Médico.
Muitos avanços foram conquistados, com mudanças no texto para que não seja ferida a autonomia das profissões de saúde e o exercício dos profissionais da área. Entretanto, ainda permanecem dispositivos no texto que precisam ser alterados para que seja garantida tal autonomia.
O PL já passou por análise da Câmara dos Deputados e hoje se encontra novamente no Senado.
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou no dia 8 de fevereiro de 2012, o chamado Ato Médico. O PL seguiu para análise de outras duas comissões da Casa: Educação, Cultura e Esporte (CE) – onde atualmente se encontra – e de Assuntos Sociais (CAS), antes de ir a Plenário.
O 14º Encontro Capixaba de Assistentes Sociais será realizado no próximo dia 12 de maio, junto com o Seminário de Seguridade Social. As atividades serão realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e já estão com inscrições abertas: clique aqui e se inscreva! Ao todo, são ofertadas 220 vagas, sendo 200 para assistentes sociais […]
17/03/2023 as 5:00
Na próxima quarta-feira, dia 22 de março, vai ter a ‘Oficina – Questão Racial e Serviço Social: caminhos para uma prática antirracista’, no NUCRESS VIRTUAL. O evento começa às 18h30, e será um espaço de diálogo com as/os assistentes sociais do Espírito Santo que atuam nos municípios do interior do estado. A oficina será ministrada […]
17/03/2023 as 7:00
As eleições para o Conjunto CFESS-CRESS 2023-2026 seguem até esta quinta-feira, dia 16 de março. E, neste ano, o quórum a ser atingido pelo CRESS 17ª Região/ES deve ser de 447 votos, considerando o levantamento de 2.977 assistentes sociais aptos a votar, emitido no dia 16 de janeiro de 2023. Para participar da votação, as/os […]
15/03/2023 as 5:31
Atenção, assistentes sociais! Falta pouco para as Eleições CFESS-CRESS 2023-2026, que ocorrem na próxima semana (14, 15 e 16 de março), por meio do site www.votaassistentesocial.com.br. Para que você exerça seu direito ao voto: é preciso ficar atenta/o ao seu e-mail e celular cadastrados no CRESS. Por meio deles, você irá receber a senha de votação, que […]
13/03/2023 as 11:00