Assistentes sociais e psicólogas/os também participam do movimento que já dura mais de 30 dias. Entre outros pontos, profissionais reivindicam melhores condições de trabalho
Nessa segunda-feira, 24 de junho, o CRESS-17 – por meio da presidente, Aline Pandolfi, de um agente fiscal e da coordenadora técnica do Conselho – e o Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região/ES (CRP-16) participaram de uma reunião com assistentes sociais e psicólogas/os, que atuam como servidoras/es da Prefeitura Municipal de Colatina (PMC). A representante do Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS, Keli Lopes, também esteve presente.
As/os profissionais expuseram os problemas que elas/eles têm enfrentado no dia a dia de trabalho. Essas dificuldades fizeram com que essas categorias também aderissem à greve geral conduzida pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Colatina (SISPMC). O movimento já dura mais de 30 dias.
Entre outros encaminhamentos, foi deliberada a produção de uma nota em apoio à greve dos servidores do município. Confira abaixo o documento assinado pelos dois Conselhos e pelo Sindicato dos Psicólogos no Estado do Espírito Santo (Sindpsi-ES).
NOTA DE APOIO À GREVE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE COLATINA
O Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo (CRESS 17ª Região) e o Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16ª Região) vêm a público manifestar total apoio à Greve dos Servidores Municipais da Prefeitura de Colatina, que já dura 33 (trinta e três) dias.
Cerca de 80% dos servidores pararam boa parte das atividades, sendo que estão mantidos os serviços fundamentais em ritmo reduzido.
Vale destacar que a greve foi deflagrada pela negociação de reajuste salarial, mas os servidores levantam uma série de pautas de reivindicação que ultrapassam essa demanda, como melhores condições de trabalho e ampliação de investimentos nas políticas públicas do município.
O movimento de greve tem debatido também:
– As recentes denúncias de corrupção nas políticas públicas do município;
– O assédio moral por parte dos gestores;
– As prioridades orçamentárias do município;
– O aumento de ocorrências de doença do trabalho dos servidores em virtude da condição a que estão expostos;
Apoiamos a greve e o sindicato que a tem conduzido, Sindicato dos Servidores Municipais de Colatina (SISPMC), e reforçamos nosso incentivo à organização coletiva da classe trabalhadora, sendo a greve um dos seus principais instrumentos de luta ao longo da história da luta de classes!
Que as/os Assistentes Sociais e Psicólogas/os do município fortaleçam cada vez mais o movimento de greve e contribuam nas negociações e encaminhamentos que venham a ser construídos coletivamente pelos trabalhadores/as do município!
Vitória, 26 de junho de 2013
CRESS 17ª Região/ES
Gestão “Resistir para Transformar”
CRP 16ª Região/ES
III Plenário do CRP-16
Sindicato dos Psicólogos no Estado do Espírito Santo (Sindpsi-ES)
Gestão “Avançando no Cuidado”
Entre os dias 31 de março e 02 de abril, assistentes sociais de todo o país estarão reunidas/os em Fortaleza (CE) para participar do “6º Encontro Nacional de Serviço Social e a Seguridade Social que defendemos”, evento presencial, gratuito, organizado pelo conjunto CFESS/CRESS, e com a estimativa de participação de três mil profissionais. A programação […]
31/03/2023 as 2:38
Neste dia 30 de março, quando se celebra o Dia Internacional da Juventude, fizemos a seguinte pergunta para três conselheiras do CRESS/ES, que atuam ou atuaram com políticas públicas voltadas à juventude: “De que forma o Serviço Social pode contribuir com o desenvolvimento e a realização de políticas públicas para a juventude?”. As conselheiras Suellen […]
30/03/2023 as 9:24
O CRESS-ES vem a público informar que acontece, nesta sexta, dia 31 de março, das 14h às 18h, mais uma reunião interna dos/as trabalhadores/as do CRESS/ES. Por esse motivo, o conselho vai funcionar em horário especial, com atendimento das 12h às 14h. As reuniões são uma importante conquista para os/as trabalhadores/as deste conselho, e acontecem […]
29/03/2023 as 5:00
As inscrições para a submissão de artigos na IV Jornada FASP seguem até dia 31 de março, próxima sexta-feira. Lembrando que os trabalhos selecionados serão publicados na revista científica do evento. A inscrição para os demais participantes, que não submeterem artigos, será entre os dias 19 e 25 de junho. A IV Jornada Científica do […]
27/03/2023 as 10:26