CRESS-17 participa da luta em defesa da população em situação de rua | CRESS-17

CRESS-17 participa da luta em defesa da população em situação de rua

12/03/2013 as 2:02

Compartilhe:

Durante vigília, realizada na praça Costa Pereira, no Centro da Capital, foi denunciado que os aparelhos de segurança pública coordenados pelas esferas municipal e estadual vêm agindo de maneira violenta

 

O Conselho Regional de Serviço Social da 17ª Região/Espírito Santo (CRESS-17) participou da Vigília em Defesa da População em Situação de Rua do Espírito Santo. O evento foi uma reação da sociedade civil ao crescimento das práticas higienistas em relação à população em situação de rua em Vitória.

 

A vigília foi realizada na praça Costa Pereira, no Centro da Capital, no dia 1 de março. O evento foi realizado em conjunto por diversos Movimentos Sociais, Entidades de Classe, Coletivos, Igrejas, ONG’s, OCIP’s, Fóruns, e demais organizações da sociedade civil que lutam pelos direitos humanos. Para estas entidades, os defensores da higienização dentro da Prefeitura desconsideram os próprios dados de pesquisas produzidas pela Municipalidade e associam o combate ao crack com a população de rua. Confira vídeo com mais detalhes sobre a vigília e outras denúncias.

 

Durante a vigília foi denunciado, entre outras questões, que os aparelhos de segurança pública coordenados pelas esferas municipal e estadual vêm agindo de maneira violenta no Centro da Cidade desde o dia 30 de janeiro, ameaçando, insultando, queimando documentos e jogando jatos de água nos cidadãos que habitam as ruas da Capital.

 

A conselheira e coordenadora da Comissão de Fiscalização e Orientação do Exercício Profissional (COFI) do CRESS-17, Camila Valadão, esteve no evento e também representou o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Ela explicou que o Conselho esteve no local para somar na luta contra o processo de retrocesso que está acontecendo em relação às políticas direcionadas à população em situação de rua.

 

“Nos últimos meses tem ocorrido uma política de precarização do serviço e na forma como é realizado o atendimento. Há um movimento de higienização e limpeza étnica, e as ações são realizadas pela Guarda Municipal, quando deveriam fazer parte de uma política de assistência social”, disse.

 

Foto: Comunicação Adufes.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região